Vinho da semana: Sol Fa Soul Malbec 2018
Gosto muito de vinhos que tenham história para contar, parece que a experiência de degustá-los sobe para outro nível. É o caso do Sol Fa Soul Malbec 2018, rótulo argentino que provei esta semana e que tem como inspiração um outro gosto de seu enólogo e criador: a música. Jovem, fresco e fácil, é uma ótima dica para quem está começando a desbravar o universo do vinho.
Nome por trás do Sol Fa Sol, Marcelo Pelleriti é reconhecido mundialmente por seu trabalho na Argentina e também na França. Pode-se dizer que é consagrado, principalmente por ter conquistado 100 pontos na Robert Parker’s Wine Advocate, uma das mais influentes publicações nesse segmento. E além de enólogo, ele é músico. Aliás, essa segunda paixão já rendeu várias parcerias com músicos argentinos, que elaboraram seus próprios blends junto de Pelleriti. Entre eles, Pedro Azanar, Felipe Staiti, Juanchi Baleiron, Coti, Rano Sarbach e Jaime Torres. Para o enólogo, era incrível ver como a composição do vinho se assemelhava ao estilo musical de cada um desses artistas. Demais, né?
Agora falando sobre o rótulo em si, é um vinho varietal, elaborado 100% com a uva Malbec colhida manualmente na localidade de Vista Flores, coração do Valle de Uco no sopé dos Andes, em Mendoza. Falei sobre esta variedade há alguns posts, vale voltar para entender direitinho o tipo de bebidas que ela produz. Sol Fa Soul Malbec é frutado, e remete à doçura de frutas como cereja, framboesa e ameixa. Em boca, ele é potente e denso, com boa acidez e taninos macios, ou seja, não agridem o paladar. Vinhos fáceis assim eu gosto de beber sem acompanhamentos, mas vale combinar com carnes e receitas com molhos vermelhos.
Ah! Este vinho está à venda para a região Sul na Easy Wine Store por cerca de R$ 55.