
Salada de bacalhau da minha avó

Somente alguns anos depois que minha avó faleceu é que tomei coragem para reproduzir a salada de bacalhau que ela preparava pra gente na Sexta-Feira Santa. E ainda fiz isso de memória mesmo, afinal ela não deixou qualquer receita e em vida acabei nunca perguntando como se fazia. Aquela sensação de que os avós vão durar pra sempre, sabe?
Tive medo que não ficasse o mesmo sabor, mas aos poucos fui acrescentando cada ingrediente como eu me lembrava, e no fim ficou perfeita. Uma receita com uma pegada portuguesa, regada com bastante azeite de oliva e servida com um pãozinho para arrematar.
Como costumo comer pouquíssimo bacalhau ao longo do ano, me reservo a chance de comprar o melhor para a Sexta-Feira Santa. Então, minha escolha é sempre o Gadus Morhua, que é considerado o autêntico bacalhau norueguês, pescado no Atlântico Norte. Prefiro comprar em postas, que depois de dessalgar fica bem simples de transformar em lascas.
SALADA DE BACALHAU
Serve: 5 pessoas
Tempo: 1 hora
Dificuldade: fácil
1kg de bacalhau
1/2 maço de couve
5 batatas médias
3 cebolas médias
300g de azeitonas com caroço
300ml de azeite de oliva
O PREPARO
- Dessalgue o bacalhau e deixe cozinhar por 15 minutos em água fervente. Reserve até esfriar.
- Deixe as batatas cozinhando enquanto aferventa a couve e a cebola na água do bacalhau para pegar o gostinho. Somente por uns minutinhos, para que amolesçam e não fiquem cruas. Reserve até esfriar.
- Depois que o bacalhau estiver frio, use as mãos mesmo para cortá-lo em lascas.
- Corte as batatas em fatias, e as cebolas em pétalas (corte em quatro e depois separe as camadas). A couve, rasgue com a mão. A ideia é que o resultado final seja bem rústico.
- Na hora de montar o prato, forre um refratário com bastante azeite de oliva.
- Em seguida, adicione camadas de batatas, bacalhau, couve e cebolas. Tudo assim, levemente desorganizado. Vá regando com azeite de oliva e acrescentando as azeitonas. Use as mãos mesmo para deixar os ingredientes bem misturados mesmo.
- Finalize com mais azeite de oliva e reserve na geladeira até a hora de servir.
DICAS DA JU
- O processo de dessalgar o bacalhau além de tirar o sal vai ajudar a hidratar a carne do peixe, deixando-a mais macia.
- O ideal é que o bacalhau seja dessalgado com pelo menos 48 horas de antecedência: coloque-o em uma vasilha coberta com água dentro da geladeira. Troque a água a cada 6 horas. Com 24 horas de antecedência também funciona, mas aí você terá que trocar a água a cada 3 horas.
- Não se preocupe que o bacalhau imerso em água na geladeira não solta cheiro.
- Bacalhau já comprado em lascas leva menos tempo para ser dessalgado, o processo pode ocorrer com 12 horas de antecedência.
- Se você não tem esse tempo todo antes de elaborar a receita, prefira as opções que já vêm dessalgadas para facilitar o processo.
- Como mesmo dessalgado o bacalhau ainda leva muito sal, minha dica é não colocar sal extra na comida. Vá provando e veja se está do seu gosto.


2 Comentários
Mauricio
Olá Ju tudo bem?
Obrigado pela sua postagem.
Essa salada é idêntica a que a minha vó também fazia nas nossas sextas feiras santas, e as vezes no ano novo…
Minha família sempre quis entender de onde veio essa receita… Até hoje não sabemos como veio parar na nossa família e também qual o nome correto deste prato.
A sua receita é exatamente igual a nossa!!!
Sem mais nem menos, e isso me Chama muito a atenção, já que a única que encontrei na Internet igual a nossa foi a sua kkk.
Ju Palma
Ah, que demais, Mauricio! Obrigada pelo teu comentário!