Para comer em casa,  Receitas salgadas

Peru de Natal simples e fácil, mas não tão rápido

Aqui em casa, sou eu que vou para a cozinha, tanto no Natal, quanto no Ano Novo. Gosto de fazer a ceia, mas ao mesmo tempo não sou de inventar muito, não. Prefiro as receitas mais simples. E assim, simples, é meu peru de Natal (ou chester, ou bruster, vai depender do ano).

Meu foco principal é na marinada, que também uso para regar o bicho durante o cozimento. Depois, decoro com farofa e com tomatinhos e cerejas (se estou numa vibe mais agridoce, a decoração é com frutas em calda, como pêssego, fico e abacaxi).

Dá uma olhada na receita, é bem fácil de reproduzir!

PERU DE NATAL

Serve: 6 pessoas
Tempo: 24 horas de marinada + 3 horas de cozimento
Dificuldade: fácil

1 peru (ou chester ou bruster)
1 garrafa pequena (375ml) de vinho branco
3 xícaras (chá) de suco de laranja
1 cebola
3 dentes de alho
4 ramos de alecrim
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
1 batata

O preparo

1. Comece o preparo 24 horas antes de assar o peru, até porque ele precisa descongelar. Eu costumo deixar descongelando já na marinada.
2. Em uma tigela grande, que caiba o peru inteiro, adicione o vinho, o suco de laranja, a cebola cortada em fatias grandes, os dentes de alho inteiros, o alecrim, o azeite de oliva e o sal.
3. Misture todos os ingredientes e regue o peru com a marinada.
4. Depois, acomode o bicho dentro da tigela e deixe dentro da geladeira por 24 horas. De tempos em tempos, dá para virar o peru para entrar em contato com o líquido e os temperos.
5. No dia seguinte, quando for assar, retire o peru da marinada e reserve o líquido.
6. Unte uma assadeira descartavel de alumínio com um fio de azeite de oliva e batatas cortadas em fatias bem fininhas, quase lâminas. Isso vai evitar que o peru grude no fundo da forma.
7. Amarre as coxas do peru com um barbante (ou fio dental, no meu caso) e palitos de dente. A intenção é impedir que ele se abra quando estiver no forno (e ele vai se abrir se não estiver preso).
8. Cubra o peru com papel-alumínio para que a carne cozinhe e não somente doure. Sem o papel, a carne vai provavelmente queimar.
9. Leve a assadeira em forno preaquecido em mais ou menos 200 graus. O tempo de cozimento vai depender do forno e do tamanho do bicho, mas para isso serve aquele pininho vermelho maravilhoso que nos indica quando a carne está assada.
10. Enquanto isso, vamos reduzir a marinada a um caldo de legumes para regar o peru durante o cozimento. Leve o líquido com os temperos ao fogo alto em uma panela média até levantar fervura.
11. Feito isso, baixe o fogo e deixe reduzir um pouco a quantidade. Coe a marinada, descarte os sólidos e mantenha o líquido quente.
12. Regue o peru a cada meia hora, mais ou menos, com o caldo. Isso vai deixar a carne mais suculenta depois de assada.
13. Quando o pininho subir, mais ou menos depois de três horas, retire a carne do forno, disponha numa travessa e decore com farofa e com tomates e frutas.

DICA DA JU

1. Eu uso fio dental para amarrar as coxas do peru, mas algumas marcas podem derreter dentro do forno e estragar todo o trabalho. Comigo nunca aconteceu, mas é bom ficar de olho.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *