Vinho da semana: Peterlongo Armando Winemaker Signature Touriga Nacional
Lembro de ter entrevistado o renomado enólogo francês Pascal Marty lá por 2015 ou 2016 em uma breve passagem sua pelo Brasil. Ele, que liderou projetos chilenos reconhecidos mundialmente como Almaviva e Opus One, buscava uma vinícola brasileira com a qual pudesse trabalhar em parceria. Estava encantado com o potencial das nossas terras para a produção de vinhos e queria colocar sua assinatura por aqui também.
Um tempo depois, soube que a vinícola escolhida seria a Peterlongo, de Garibaldi, onde recebeu como missão revitalizar os produtos da marca e até hoje atua como winemaker por lá, ao lado da enóloga Deise Tempass.
O vinho da foto, o Armando Winemaker Signature Touriga Nacional, é um dos resultados desse projeto. O rótulo é elaborado com a uva Touriga Nacional – ícone de Portugal que cada vez mais ganha espaço entre os vinhos daqui – provenientes da Campanha Gaúcha e também da Serra do Sudeste, onde o clima seco e quente nos meses de amadurecimento das uvas colaboram para o desenvolvimento de todo seu potencial de aromas e sabores. Ele ainda passa 18 meses em barricas de carvalho francês antes de ir para o mercado.
Eu curto demais seus aromas que lembram frutas negras maduras e especiarias como baunilha. Em boca é encorpado, tem acidez média e taninos redondos. Complexo e elegante, é um vinho delicioso de degustar acompanhado de carnes vermelhas, massas com molhos mais condimentados, como bolonhesa, e embutidos.
Custa em média R$ 99 e dá para comprar na loja virtual da Peterlongo.