Para beber,  Vinho

Vinho da semana: Miolo Wild Gamay Nouveau

Hoje foi dia de experimentar o primeiro vinho tinto da Safra 2020, que para muitos enólogos aqui do Rio Grande do Sul vai ficar marcada como uma das melhores da história. O Miolo Wild Gamay Nouveau, elaborado pela Miolo, tem alguns diferenciais com relação aos últimos lançamentos da vinícola: é o primeiro a exibir o selo da The Vegan Society, como 100% vegano e livre de alergênicos (no caso o SO2, também chamado de sulfito, que serve principalmente para preservação), além de ser produzido com leveduras selvagens vindas da própria uva – a Gamay, cultivada nos vinhedos do Seival, no município de Candiota, na Campanha Gaúcha.

Este rótulo é inspirado nos famosos Beaujolais Nouveau, feitos na região do Beaujolais, na Borgonha, e lançados dois meses depois do fim da safra, sempre na terceira quinta-feira de novembro. São elaborados a partir da uva Gamay pelo processo de maceração carbônica, em que os cachos são colocados inteiros dentro das cubas e cobertos com gás carbônico, dando início à fermentação alcoólica. O objetivo desse método é obter um vinho fresco, leve e frutado.

E foi bem assim que percebi esse inédito Miolo Wild: reflexos violáceos que chegam a tingir a taça, típicos de um vinho jovem, aromas que lembram tutti-frutti e morango, além de ser leve e fresco no paladar, quase suculento de tão frutado. Um vinho descomplicado, democrático e fácil de beber. Aliás, perfeito para degustar levemente gelado, entre 10 e 12 graus. Para receber o selo da The Vegan Society, mais antiga sociedade vegana do mundo, a Miolo trocou a albumina (clara de ovo) e a gelatina animal pela bentonite, de origem mineral, em sua produção. São substâncias utilizadas nos processos de clarificação e filtragem dos vinhos.

A harmonização é bem flexível, considerando as características do vinho. Vai bem com massas de molhos brancos, pizzas, carnes brancas e queijos de massa mole e semidura, como o Emmental. Esse que provei é do site Meu Vinho, mas sei que já está disponível nos mercados de Porto Alegre por cerca de R$ 50.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *