Para comer em casa,  Receitas salgadas

Strogonoff, com arroz branco e batata-palha

Que meu prato preferido é strogonoff, isso não é segredo para ninguém. Mas não é qualquer strogonoff, muito menos o tradicional. É aquele que cresci comendo, receita de família, sabe? Não vai ketchup, e muito menos é flambado. Mas é a receita que eu amo e que eu aprendi a fazer: carne, tomate, champignon, creme de leite e só.

É fácil, é simples e é um almoço perfeito para o fim de semana.

STROGONOFF DE CARNE, COM ARROZ BRANCO E BATATA-PALHA

Serve: 4 pessoas
Tempo: 60 minutos
Dificuldade: fácil

Para o strogonoff:
1/2 cebola
1 dente de alho
Azeite de oliva
500g de carne (eu uso alcatra)
8 tomates ou 1 lata de tomate pelado
180g de champignon (as embalagens pequenas têm mais ou menos essa quantidade)
1 caixinha de creme de leite
Sal a gosto
Batata-palha para acompanhar

Para o arroz branco:
2 xícaras (chá) de arroz branco
4 xícaras (chá) de água
Óleo vegetal (uso o de arroz)
Sal a gosto

O preparo:
1. Antes de começar a cozinhar, deixe tudo pronto: pique a cebola e o alho e corte a carne escolhida em cubos bem pequenos. Se usar tomate in natura, tire a pele e corte em cubos pequenos também, e fatie o champignon. Com isso feito, já dá para começar o preparo.
2. Aqueça uma panela média e regue com um fio de azeite de oliva. Leve a cebola para fritar e, quando ela ficar transparente (isso deve levar cerca de dois ou três minutos), adicione o alho. Quando a cebola e o alho estiverem dourados, acrescente a carne.
3. A carne vai começar a cozinhar e soltar água, é aí que entram os tomates picados (ou o tomate pelado, se preferir). É melhor não deixar a água secar nem a carne dourar muito para não endurecer. Tampe a panela e deixe cozinhar até que os tomates se desmanchem (uns 45, 50 minutos vão nessa etapa aí).
4. Enquanto isso, você pode ir fazendo o arroz. Cubra o fundo de uma panela média com o óleo vegetal e deixe aquecer. Eu costumo usar de arroz mesmo. Até usaria azeite de oliva, mas é capaz que o arroz fique verde.
5. Acrescente o arroz e mexa com uma colher enquanto ele frita no óleo. Você vai notar que aos poucos o grão vai ficar esbranquiçado. Adicione então a água e o sal, deixando ferver em fogo alto. Em seguida, baixe o fogo e deixe cozinhar até que a água seque.
6. Assim que virar um molho de tomate bonito e cremoso é hora de adicionar o sal e o champignon. Tampe novamente e deixe cozinhar por mais uns cinco minutos.
7. Só então desligue o fogo e coloque o creme de leite. É importante que o fogo esteja desligado para que o creme de leite não dissore, não solte água e estrague todo nosso molho.
8. Sirva o strogonoff com o arroz branco e batata-palha.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

2 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *