América do Sul,  Outras cidades,  Para comer fora,  Para viajar

Os sabores fantásticos do Cicciolina, em Cusco

Saí de Porto Alegre com uma indicação forte de alguns amigos para conhecer o Cicciolina, talvez o principal restaurante de Cusco. Para dizer bem a verdade, não tinha expectativa alguma, simplesmente fui. E já adianto por aqui que foi um dos melhores jantares da viagem, com sabores fantásticos.

Cheguei em Cusco no início da noite depois de uma viagem de 10 horas com um ônibus turístico, que parou em cinco localidades do Peru durante o dia. Mesmo assim, nada de descanso. Deixei minhas coisas no hotel e saí a pé mesmo em direção ao restaurante, coisa de quatro quadras de distância.

A vantagem de viajar sozinha é poder se enfiar em qualquer cantinho do balcão, e foi isso o que fiz, afinal cheguei lá sem reserva e as mesas estavam todas ocupadas (com fila de espera, inclusive). O bom também é poder conversar diretamente com os atendentes ali e pedir indicações. O cardápio parece tão maravilhoso que dá vontade de pedir absolutamente tudo.

O QUE EXPERIMENTEI
  • Comecei pedindo uma garrafa pequena de um Malbec peruano, o Intipalka Valle del Sol. No dia seguinte eu precisaria acordar cedo, então achei melhor não arriscar uma garrafa inteira.
  • Assim que sentei no balcão, deixaram na minha frente um potinho com algumas azeitonas. Ótimo para matar a fome inicial.
  • O couvert foram chips de batata e de beterraba, incríveis.
  • A primeira entrada foi um dos pratos mais deliciosos de toda a viagem. Conchitas, com um molho de soja, mel e gengibre (37 soles).
  • Depois, um prato do dia: carpaccio de alpaca. Bem temperado, vale a pena provar uma das iguarias locais (21 soles).
  • Para o prato principal, pedi o arroz caldoso com ají amarillo, coentro, vegetais, mariscos e cuy, outra iguaria local, um tipo de porquinho da índia muito apreciado por lá (55 soles).
  • Para a sobremesa, apostei no mousse de chocolate amargo com cristais de sal de Maras e um creme de lúcuma, uma fruta nativa (23 soles).
LEIA MAIS
O passeio pelo Vale Sagrado dos Incas
11 dicas para curtir Machu Picchu

DICAS DA JU

  1. Talvez o Cicciolina seja um pouco difícil de encontrar. Ele fica no segundo andar dentro de uma galeria. Com essa informação, não tem erro.
  2. Preste atenção no ambiente, mais rústico, cheio de pimentas pendentes do teto. Tem tudo a ver com o clima da cidade e com o menu servido.
  3. Os atendentes são muito solícitos, e há um menu em inglês também para quem não se garante no espanhol.
  4. Para os vegetarianos, há opções sem carne.
  5. Faça reserva para não entrar em filas de espera.

CICCIOLINA
Calle Triunfo, 393 – Segundo andar
Cusco, Peru
Fone: +51 (84) 239510
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 11h, das 12h às 15h e das 18h às 22h
Pagamento: aceita cartões Visa e Master

PLANEJE SUA VIAGEM
Passagens: Busque passagens aéreas para Cusco com preços promocionais
Hotel: Reserve aqui seu hotel em Cusco
Carro: Alugue um carro online sem taxa de IOF
Internet: Compre um chip de celular pré-pago com internet ilimitada

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *