Para comer em casa,  Receitas doces

Torta de limão que é unanimidade

Tá aí uma sobremesa que faço há anos, praticamente de olhos fechados já. A torta de limão é uma unanimidade, então pode preparar que será amor na certa. É relativamente fácil e rápida de fazer, a parte mais chatinha é montar a base de bolacha e a parte mais demorada é o tempo de geladeira.

Aliás, nem sempre repito a mesma receita. Às vezes faço com ovos, às vezes, sem. Mas acredito que com eles o recheio fique mais firme, a consistência fica diferente. Firme e ao mesmo tempo lisinho, como se fosse um flan.

TORTA DE LIMÃO

Serve: 10 pessoas
Tempo: 30 minutos de preparo + 3 horas de geladeira
Dificuldade: média

300g de bolacha Maria
125g de manteiga
2 latas de leite condensado
Suco de 4 limões
2 ovos
Raspas de limão para decorar

O PREPARO

1. Triture as bolachas em um liquidificador ou processador de alimentos até que vire uma farinha grossa.
2. Em uma tigela, misture aos poucos com as mãos a manteiga em temperatura ambiente e a farinha feita com a bolacha. A ideia é que a massa atinja um ponto de farofa, desgrudando das mãos.
3. Disponha essa farofa em uma forma média de fundo removível. Vá apertando bem com os dedos até cobrir todo o fundo e a lateral da forma.
4. Leve ao forno preaquecido em 180 graus por cerca de 5 minutos, somente para dourar. Em seguida, leve ao congelador.
5. Enquanto isso, misture com cuidado os ovos e o suco de limão ao leite condensado.
6. Retire a forma do congelador e acrescente o recheio à torta.
7. Leve novamente ao forno por 7 minutos somente para cozinhar o ovo.
8. Reserve a torta no congelador por cerca de 20 minutos.
9. Decore com as raspas de limão e transfira para a geladeira por cerca de 3 horas ou até o momento de servir.

DICAS DA JU

1. Para encontrar o ponto da farofa que formará a base da torta: ela precisa estar desgrudando das mãos. Para isso, junte um tanto de farofa em uma das mãos e junte os dedos, apertando a massa como se para formar uma bola. Se desgrudar da pele, tudo certo. Se não, adicione um pouco mais de manteiga.
2. A maioria das manteigas hoje vêm com indicação de gramas no papel, então fica mais fácil cortar a quantidade que você vai usar.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *