Para comer em casa,  Receitas doces

Rabanadas com leite condensado

Eu amo rabanadas, apesar de não ser uma tradição aqui do Sul prepará-las. Aquela misturinha boa de pão com leite condensado frito com açúcar e canela. Delícia! Acabo fazendo apenas em época de Natal, e olhe lá, porque não costumo fazer fritura em casa em função da sujeira.

De qualquer forma, achei válido compartilhar minha receita por aqui, adaptada de várias outras receitas. Se ficar com alguma dúvida, abaixo dou algumas dicas para garantir que elas fiquem deliciosas.

RABANADAS COM LEITE CONDENSADO

Serve: 5 pessoas
Tempo: 30 minutos
Dificuldade: média

3 pães franceses amanhecidos (um ou dois dias)
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de leite condensado
3 ovos
2 paus de canela
5 cravos-da-índia
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
1/2 xícara (chá) de óleo para fritar

O PREPARO

1. Leve ao fogo em uma panela pequena o leite, o leite condensado, a canela em pau e o cravo-da-índia.
2. Vá misturando com um fouet ou uma colher até levantar fervura.
3. Coe a mistura retirando as especiarias e reserve.
4. Enquanto o líquido esfria, corte os pães em fatias, bata os ovos em uma tigela até ficarem com uma textura homogênea e coloque o óleo para esquentar em uma frigideira.
5. Monte um sistema de produção para facilitar na hora de fritar as rabanadas: coloque o leite numa tigela e os ovos em outra, um do lado do outro.
6. Quando o óleo estiver quente pra fritar, comece a montagem: passe a fatia de pão na mistura de leite (pode deixar uns 30 segundos ali para absorver), depois passe a fatia no ovo e coloque na frigideira para frita. Cerca de 2 minutos de cada lado na frigideira são suficientes para que o pão fique dourado, mas vá acompanhando.
7. Quando estiver dourado, retire do óleo com uma escumadeira e deposite em uma tigela com papel-toalha para escorrer.
8. Repita o processo até que acabem as fatias de pão.
9. Misture o açúcar e a canela em pó e polvilhe sobre as rabanadas.

DICAS DA JU

1. O ideal é fazer com pão amanhecido porque ele fica durinho e não empapa depois que passamos no leite. O dessa foto fiz com aquele pão Artesano, da Pullman. Ficou bom, mas mole, por estar novinho e ser muito fofo.
2. Das outras vezes que fiz, usei pão francês já de dois dias e ficaram perfeitas as rabanadas.
Indiquei 3 ovos na receita que são suficientes para a quantidade de pão. Se quiser fazer mais quantidade, a mistura de leite dá conta.
3. Fritar em imersão em frigideira faz uma sujeira danada, por isso na receita já reduzi um pouco a quantidade de óleo. Quando publiquei no Instagram, o chef Zi Saldanha deu a dica de fazer com um pouco de manteiga no lugar do óleo. Só tem que cuidar para a manteiga não queimar, adicione um pouquinho só de óleo pra evitar que isso aconteça.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *