Para comer em casa,  Receitas doces

Pudim de leite condensado

Eu amo pudim de qualquer tipo, mas não é uma sobremesa que eu costume fazer. A pedidos aqui em casa, preparei para a ceia de Ano-Novo um tradicional pudim de leite condensado. Depois de ler várias receitas pela internet, decidi arriscar e fazer minha própria versão.

Tem quem use medidas iguais de leite condensado e de leite e tem quem use mais leite do que leite condensado. Pois eu inverti a ordem e fiz com mais leite condensado. Ficou uma delícia!

Só ainda não consegui preparar um pudim lisinho totalmente sem furinhos, sei que é preciso de uma temperatura mais baixa e de um tempo de cozimento mais longo. Mas vou praticar até conseguir.

Não é uma receita difícil de fazer, mas requer um pouquinho de prática, principalmente em função da calda.

PUDIM DE LEITE CONDENSADO

Serve: 10 pessoas
Tempo de preparo: 2h30min para essa quantidade de ingredientes que usei (depois mais umas 4h de geladeira)
Dificuldade: médio

3 latas de leite condensado
2 medidas da lata de leite
5 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de água

O PREPARO

1. Comece preparando a calda diretamente na forma de pudim. Misture o açúcar e a água e aqueça em fogo baixo no fogão mesmo. Ela deve ficar dourada e endurecer rapidamente quando fria, só tome cuidado para não queimar.
2. Enquanto a calda esfria, bata os ovos, o leite e o leite condensado no liquidificador. Como fiz um pudim bem grande, obviamente não coube tudo no liquidificador. Então, bati os ovos e o leite, e o leite condensado misturei com um fouet até ficar bem homogêneo.
3. Despeje o creme na forma com a calda (que deve estar durinha para que não se misture).
4. Cubra a forma com papel-alumínio e leve ao forno em banho-maria (pode ser em uma assadeira ou em uma panela).
5. O pudim estará pronto quando você espetar um palito e ele sair limpo. Para a quantidade de ingredientes que usei, o pudim ficou cerca de duas horas no forno a 210 graus.
6. Leve à geladeira por quatro horas ou mais e só então desenforme em um prato ou travessa.

DICAS DA JU
  1. A teoria do que encontrei na internet diz que para o pudim ter furinhos o banho-maria deve ser em água fervente e assado na temperatura de 220 graus do forno. Ou seja, cozimento rápido. Para um pudim lisinho, a água do banho-maria deve estar fria e a temperatura, em 180 graus. Como meu pudim era grande, demoraria muito mais que duas horas para que ficasse totalmente lisinho, então acabei aumentando a temperatura para agilizar.
  2. Se estiver difícil para desenformar o pudim logo que sai da geladeira, esquente um pouco a forma no fogão. Mas bem de leve.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *