América do Sul,  Outras cidades,  Para comer fora,  Para viajar

O almoço no balcão do Central, em Lima

Comandado pelo chef Virgilio Martinez, o Central ocupa hoje a primeira posição na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina e figura em quinto lugar na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, eleitos pela revista britânica 50 Best. E era a principal atração no meu roteiro de Lima.

Infelizmente, porém, não reservei com antecedência o suficiente para conseguir um lugar no salão. O restaurante é concorrido, e mesmo entrando em contato com eles um mês antes da minha visita, só garanti meu nome na lista de espera para o jantar de uma quarta-feira. Ao chegar lá, consegui um lugar no balcão para o almoço dali a dois dias.

No balcão, não é servido o menu degustação, apenas pratos à la carte. Fiquei triste, mas não me deixei abalar. Pedi o máximo de pratos que consegui comer. No fim, o preço final da conta não fica muito diferente. A vantagem foi poder ver a produção e provar drinks feitos ali na barra e conversar com o barman sobre eles, e também sobre os pratos da casa, afinal o menu é bem simples e quase não explica nada sobre as receitas.

O cardápio faz um passeio pelos sabores peruanos, apresentando ingredientes locais conhecidos ou não pelo resto do mundo. São sabores e texturas espetaculares.

O QUE EXPERIMENTEI
  • Comecei com um drink feito com Pisco Torontel, um dos mais famosos tipos de pisco peruano, Apero e Elderflower Tonic, uma água tônica saborizada (42 soles).
  • O couvert, uma tortilla recheada com pato, foi servido sobre um tipo de batatas ressecadas, brancas e não comestíveis.
  • O polvo laqueado é acompanhado por batatas nativas, cebola, uma alga chamada alface-do-mar e kañiwa, um grão parecido com quinoa (63 soles).
  • O Pisco Sour de granadilla, uma fruta local, e maracujá (39 soles).
  • O arroz com mariscos e polvo (69 soles) tinha sabores indescritíveis, vontade de comer esse prato para sempre.
  • O tartar de mar, uma espécie de ceviche em outro formato, é servido frio e foi o último prato do almoço (68 soles).
  • Um chá de hortelã para finalizar.
LEIA MAIS
6 programas para fazer em Lima, no Peru
5 lugares para comer bem em Lima, no Peru
Pratos típicos peruanos no La Mar, em Lima
DICAS DA JU
  1. Reserve com pelo menos dois meses de antecedência para conseguir uma vaga no salão e experimentar o menu degustação.
  2. Não se assuste com os preços, é caro mesmo. Se quiser fazer como eu e experimentar o máximo que der por não saber quando voltará lá (se voltará), a conta sairá por volta de 300 soles, não muito diferente do cobrado no menu degustação.
  3. Peça aos atendentes para conhecer o restaurante: eles fazem uma visita guiada por todas as áreas, incluindo a cozinha, a horta, a máquina que purifica a água servida lá e o escritório de criação.

CENTRAL
Santa Isabel, 376 – Bairro Miraflores
Lima, Peru
Fone: +51 (1) 2416721
Funcionamento: de segunda a sexta, das 12h45 às 16h30 e das 19h45 à meia-noite, e sábado, das 19h45 à meia-noite
Pagamento: aceita cartões Visa, Master e Amex
www.centralrestaurante.com.pe

PLANEJE SUA VIAGEM
Passagens: Busque passagens aéreas para Lima com preços promocionais
Hotel: Reserve aqui seu hotel em Lima
Carro: Alugue um carro online sem taxa de IOF
Internet: Compre um chip de celular pré-pago com internet ilimitada

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *