O almoço no balcão do Central, em Lima
Comandado pelo chef Virgilio Martinez, o Central ocupa hoje a primeira posição na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina e figura em quinto lugar na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, eleitos pela revista britânica 50 Best. E era a principal atração no meu roteiro de Lima.
Infelizmente, porém, não reservei com antecedência o suficiente para conseguir um lugar no salão. O restaurante é concorrido, e mesmo entrando em contato com eles um mês antes da minha visita, só garanti meu nome na lista de espera para o jantar de uma quarta-feira. Ao chegar lá, consegui um lugar no balcão para o almoço dali a dois dias.
No balcão, não é servido o menu degustação, apenas pratos à la carte. Fiquei triste, mas não me deixei abalar. Pedi o máximo de pratos que consegui comer. No fim, o preço final da conta não fica muito diferente. A vantagem foi poder ver a produção e provar drinks feitos ali na barra e conversar com o barman sobre eles, e também sobre os pratos da casa, afinal o menu é bem simples e quase não explica nada sobre as receitas.
O cardápio faz um passeio pelos sabores peruanos, apresentando ingredientes locais conhecidos ou não pelo resto do mundo. São sabores e texturas espetaculares.
O QUE EXPERIMENTEI
- Comecei com um drink feito com Pisco Torontel, um dos mais famosos tipos de pisco peruano, Apero e Elderflower Tonic, uma água tônica saborizada (42 soles).
- O couvert, uma tortilla recheada com pato, foi servido sobre um tipo de batatas ressecadas, brancas e não comestíveis.
- O polvo laqueado é acompanhado por batatas nativas, cebola, uma alga chamada alface-do-mar e kañiwa, um grão parecido com quinoa (63 soles).
- O Pisco Sour de granadilla, uma fruta local, e maracujá (39 soles).
- O arroz com mariscos e polvo (69 soles) tinha sabores indescritíveis, vontade de comer esse prato para sempre.
- O tartar de mar, uma espécie de ceviche em outro formato, é servido frio e foi o último prato do almoço (68 soles).
- Um chá de hortelã para finalizar.
LEIA MAIS 6 programas para fazer em Lima, no Peru 5 lugares para comer bem em Lima, no Peru Pratos típicos peruanos no La Mar, em Lima
DICAS DA JU
- Reserve com pelo menos dois meses de antecedência para conseguir uma vaga no salão e experimentar o menu degustação.
- Não se assuste com os preços, é caro mesmo. Se quiser fazer como eu e experimentar o máximo que der por não saber quando voltará lá (se voltará), a conta sairá por volta de 300 soles, não muito diferente do cobrado no menu degustação.
- Peça aos atendentes para conhecer o restaurante: eles fazem uma visita guiada por todas as áreas, incluindo a cozinha, a horta, a máquina que purifica a água servida lá e o escritório de criação.
CENTRAL
Santa Isabel, 376 – Bairro Miraflores
Lima, Peru
Fone: +51 (1) 2416721
Funcionamento: de segunda a sexta, das 12h45 às 16h30 e das 19h45 à meia-noite, e sábado, das 19h45 à meia-noite
Pagamento: aceita cartões Visa, Master e Amex
www.centralrestaurante.com.pe
PLANEJE SUA VIAGEM Passagens: Busque passagens aéreas para Lima com preços promocionais Hotel: Reserve aqui seu hotel em Lima Carro: Alugue um carro online sem taxa de IOF Internet: Compre um chip de celular pré-pago com internet ilimitada