Livro: História do Mundo em 6 Copos, de Tom Standage
A bebida da foto infelizmente não está presente neste livro e muito menos é servida em copo, mas é minha companhia em muitos momentos de leitura. Faz uns dois anos que li História do Mundo em 6 Copos, do Tom Standage, e recomendo pra todo mundo que sei que gosta de beber ou para quem ama História. Isso mesmo, com letra maiúscula no início. Afinal, o texto mostra como as bebidas desempenharam um papel importante na construção das sociedades antigas e atuais. História do mundo, porque o livro acompanha a linha do tempo da humanidade desde a pré-história até a globalização. Em seis copos, porque o autor revela como a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e, sim, a Coca-Cola influenciaram e muito no desenvolvimento dos povos, seja social, política ou comercialmente.
Standage – que já trabalhou para publicações como The Guardian,The Economist, Wired e The New York Times – tem um texto leve e informativo que vai tecendo relações entre as bebidas e nossa trajetória histórica como seres humanos. Desde como a cerveja marcou a sedentarização dos povos nômades e impulsionou o início da escrita ou como o vinho se fez presente na filiosofia grega e se tornou símbolo de status e poder entre os romanos. Aliás, algo que até hoje tentamos mudar, vinho é e tem que ser uma bebida de todos e para todos, né? O livro também fala sobre como destilados e o chá marcaram a política externa de algumas nações, sobre como o café inspirou debates e a disseminação de novas ideias e sobre como a Coca-Cola se tornou o ícone da globalização.
Amei o livro inteiro, mas não vou negar que o capítulo da Coca é o mais divertido e inusitado, com várias curiosidades. Talvez porque já tenha lido muito sobre as outras bebidas e o refrigerante pra mim fosse novidade. E como sem água nenhuma dessas bebidas existiria e muito menos os seres vivos, o epílogo trata do assunto encerrando o livro com um pouco de geopolítica.
HISTÓRIA DO MUNDO EM SEIS COPOS
2005
240 páginas
R$ 69,90 no site da Amazon