
A experiência nikkei do Maido, em Lima
Havia me programado para comer em apenas dois restaurantes estrelados em Lima: Central e Astrid & Gastón. Com um mês de antecedência, tentei uma reserva para o Central na minha primeira noite na capital peruana, mas fiquei na lista de espera. De qualquer forma, tentei chegar cedo e ver se conseguia alguma coisa. Saí de lá com uma reserva para o almoço dali a dois dias. E precisava de um lugar para jantar naquela noite.
Tinha um nome em mente, que era o próximo estrelado da minha lista, o Maido. E foi para lá que rumei. O Maido há quatro anos figura na lista dos melhores restaurantes da América Latina (hoje está em segundo lugar) e há três está entre os melhores do mundo, ocupando a oitava posição. É especializado na culinária nikkei, que mistura as cozinhas do Peru e do Japão, país que tem forte influência por lá em função da grande comunidade de imigrantes japoneses.
E foi uma ótima escolha. Mesmo sem reserva, fui muito bem atendida e prontamente acomodada em um lugar do balcão, de frente para os peixes frescos da vitrine e para o movimento dos sushimen. O ambiente é clean e moderno, cheio de cordas pendentes do teto. Optei por não pedir o menu degustação e sim alguns pratos do cardápio à la carte porque saía mais em conta. Todos incríveis, cheios de criativas combinações de sabores.

O QUE EXPERIMENTEI
- O Cebiche Amazónico vinha em um bonito prato dentro de uma pedra, com peixe-rei e palmito (39 soles).
- Um trio de nigiris escolhidos por mim mesma (38 soles). Entre eles, peixe-rei, polvo com tofu de abacate e barriga de salmão.
- O Huevo Oncen, cozido a 68 graus por 20 minutos com rocoto (um tipo de pimenta), chorizo local e batatas nativas (25 soles).
- O Kansai Yakimesh, um arroz chaufa peruano ao estilo de Osaka, com mariscos, salmão e uma omelete de lagostins (65 soles).
- O Yucamochi, uma sobremesa formada por um bolo de mandioca com abacaxi, gengibre, tapioca infusionada em leite de coco e sorbet de beterraba (38 soles).



DICAS DA JU
- No Japão, “Maido” é uma das formas de dizer “bem-vindo”. Preste atenção ao entrar no restaurante: todas as pessoas que chegam ao salão principal são recebidas por um grito de “Maido!” em uníssono, entoado pelos funcionários da casa.
- Os atendentes falam tanto espanhol quanto inglês, então sinta-se à vontade para falar na língua que preferir.
- O atendimento é muito simpático e solícito, além de ter muito conhecimento das bebidas e dos pratos oferecidos no menu. Se ficar em dúvida, peça ajuda. Todos os pratos que pedi, foram indicação da casa.
- Cheguei na hora e consegui um lugar no balcão, mas o ideal é fazer reserva com antecedência.
MAIDO
Calle San Martín, 399
Lima, Peru
Fone: +51 (1) 4462512
Funcionamento: de segunda a sábado, das 12h30 às 16h e das 19h às 23h, e domingo, das 12h30 às 17h
Pagamento: aceita cartões Visa, Master e Amex
www.maido.pe
LEIA MAIS 6 programas para fazer em Lima, no Peru 5 lugares para comer bem em Lima, no Peru O almoço no balcão do Central, em Lima
PLANEJE SUA VIAGEM Passagens: Busque passagens aéreas para Lima com preços promocionais Hotel: Reserve aqui seu hotel em Lima Carro: Alugue um carro online sem taxa de IOF Internet: Compre um chip de celular pré-pago com internet ilimitada

