Brasil,  Para viajar

A visita à Vinícola Valmarino, em Pinto Bandeira

Gosto muito dos vinhos e espumantes da Vinícola Valmarino e tive a oportunidade de fazer uma visita na última viagem que fiz à Serra Gaúcha.

A vinícola fica em Pinto Bandeira, município próximo a Bento Gonçalves, em uma área com uma vista linda das montanhas. A casa amarela onde é feita a produção chama a atenção logo de cara, assim como aqueles pinheiros compridinhos que lembram a Toscana. O nome da empresa homenageia a cidade de onde veio a vinícola, Cison de Valmarino, na região do Vêneto, na Itália. As uvas começaram a ser plantadas em 1978, mas somente em 1997 que a vinícola teve seu início de fato.

Ao chegar lá, você pode fazer degustações simples de quatro, seis ou oito rótulos. Mas nós escolhemos a degustação de 10 rótulos, que acompanha visita aos vinhedos e à produção e mesa de petiscos com tábua de frios. O valor é de R$ 80 por pessoa, e o ideal é deixar agendado antes de ir para que eles possam preparar.

Quem nos acompanhou foi o enólogo e sócio da Valmarino, Marco Salton, nos explicando um pouco sobre o manejo das videiras no sistema de condução latada, que não é comum na elaboração de vinhos finos, e como faz para garantir a qualidade das uvas.

Na produção é possível ver algumas particularidades dos rótulos: o vinho base que vira o Espumante Extra Brut Valmarino & Churchill, por exemplo, passa por barrica de carvalho, e o Espumante Nature leva Brandy em seu licor de expedição (a solução utilizada para completar o líquido da garrafa após o degórgement).

Na degustação orientada, experimentamos vários rótulos que me chamaram atenção como o Espumante Nature Sur Lie, estilo que não passa pelo dégorgement, ou seja, é vendido com as leveduras dentro da garrafa. Também gostei do Espumante Extra Brut Tinto, elaborado com as uvas Sangiovese e Pinot Noir, e do Espumante Extra Brut Valmarino & Churchill, cujo vinho base passa 12 meses em carvalho americano antes de ser engarrafado para a segunda fermentação. Entre os tintos, curti o 100% Petit Verdot e o Double Terroir Cabernet Sauvignon, feito com uvas de Pinto Bandeira e da Campanha Gaúcha, mais precisamente Uruguaiana. Isso sem falar, claro, no ícone da vinícola, que já conheço e amo, o Cabernet Franc Ano Vinte e Dois.

VINÍCOLA VALMARINO
Linha Jacinto Sul, s/nº – Lote Rural 01, a 1,5 Km da Igreja Matriz Nossa Senhora de Pompéia
Pinto Bandeira/RS
Telefone: (54) 3452-2135
E-mail: valmarino@valmarino.com.br
www.valmarino.com.br

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *