Brasil,  Para viajar

O passeio de Maria Fumaça, entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves

A Maria Fumaça é uma das grande atrações da Serra Gaúcha, e um baita programa para fazer em família. Minha primeira vez no trem do vinho, como é conhecido, foi quando ainda era bem pequena, com dois ou três anos. Desde então a experiência só melhorou. É um passeio turístico e cultural que preserva as tradições dos imigrantes italianos por meio de apresentações artísticas e degustações de vinho, espumante e suco de uva.

O PASSEIO

Da última vez que viajei com a Maria Fumaça, deixamos o carro na estação de Bento Gonçalves e pegamos um ônibus rumo a Carlos Barbosa para embarcar lá e retornar. Além de facilitar a vida dos turistas que estão em Bento, ainda possibilita que eles assistam à Epopeia Italiana, um espetáculo emocionante que ocorre após a chegada do trem. Tudo isso está incluso no valos do ingresso, então não é preciso se preocupar.

No início do passeio, há uma breve explicação sobre a atividade, e durante o trajeto há várias apresentações de músicas típicas italianas e gaúchas. Enquanto isso, acompanhamos os lindos cenários por onde passa o trem. Em Garibaldi, fazemos uma pausa e descemos do trem para mais música e degustações de sucos e Espumante Moscatel da Vinícola Garibaldi.

A HISTÓRIA

A rede ferroviária chegou à região no início do século 20: a linha entre Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e foi finalizada em 1919. Transportou passageiros até a metade dos anos 1970 e cargas até meados dos anos 1990. Suas atividades foram retomadas pela empresa Giordani Turismo com o propósito de operar o passeio de Maria Fumaça.

O trem é formado por uma locomotiva e seis carros, que juntos pesam aproximadamente 300 toneladas. A locomotiva é acesa com lenha e movida a água. Durante o trajeto, o fogo é alimentado com briquete, uma serragem compactada. Este processo é realizado de forma sustentável pela Giordani Turismo utilizando água proveniente de captação pluvial. Seu consumo médio é de quatro mil litros de água por viagem e 900kg de briquete por passeio. O percurso realizado é de 23km, numa velocidade média que varia de 20 a 30 km/h.

EPOPEIA ITALIANA

Depois que a Maria Fumaça chega a Bento Gonçalves, você pode assistir à Epopeia Italiana, que fica logo ao lado da estação. O espetáculo emocionante conta um pouco sobre a imigração italiana no Brasil a partir da história de Lazaro e Rosa Giordani, que se fixaram em Bento Gonçalves quando chegaram da Itália. Como não dá para filmar nem fotografar, você vai ter que ir até lá para conferir de perto.

MARIA FUMAÇA
Rua Duque de Caxias, s/nº – Cidade Alta
Bento Gonçalves/RS
Valor do passeio: R$ 119 por pessoa
www.giordaniturismo.com.br/mariafumaca

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *