Para comer em casa,  Receitas salgadas

5 dicas e uma receita para fazer steak tartare

Sei de muita gente que torce o nariz para o steak tartare, prato de origem francesa que tem como base carne crua picada finamente e temperada. Não sei quando foi a primeira vez que experimentei, mas lembro de ter gostado de cara.

Reza a lenda que a receita teria surgido com os tártaros, povo bárbaro nômade que habitou a Europa Oriental. Em algum momento de uma viagem à região onde hoje é a França, ele teriam colocado caças cruas sob as selas dos cavalos para amaciar (isso quando não usavam a própria carne dos cavalos que morriam no caminho).

Histórias à parte, o steak tartare é um prato clássico da culinária francesa, e muitas versões dele estão espalhadas pelo mundo todo. A que eu divido aqui neste post é uma criação do chef e empresário Sebastian Watenberg, e por muito tempo esteve no cardápio do restaurante Vermelho Burgers & Steaks, de onde é sócio. Não sei se por preconceito do público, ou por simples medo de não curtir, o fato é que o prato não vendia e acabou limado do menu. Uma pena, porque é uma delícia, além de fácil e rápido de fazer.

Antes de compartilhar a receita, porém, divido algumas dicas que o próprio Sebastian me passou para fazer um steak tartare perfeito em casa:

  1. A faca: Deve estar sempre muito bem afiada.
  2. A carne: Mesmo que a receita original leve filé mignon, é possível utilizar qualquer corte de carne, desde que não tenha gordura ou nervos e que seja de boa procedência, vinda de um animal jovem. Se preferir o mignon, o ideal é usar o miolo (ou coração), que é firme. Se fizer com a cabeça, não vai ficar bom.
  3. Os temperos: A receita original leva gema de ovo e pepino em conserva bem picadinho além dos temperos listados na versão do Sebastian. Você pode preparar com os temperos que preferir, desde que tenha alguma gordura ou ingredientes cremosos, como maionese, mostarda ou ketchup.
  4. Ao servir: Se a ideia for usar o tartare como prato principal, acompanhe com salada ou batatas fritas. Se for apenas um aperitivo, acompanhe com torradinhas.
  5. Para comer: O tartare tem que ser consumido em no máximo uma hora depois de pronto se ficar exposto fora da geladeira.
STEAK TARTARE

Serve: 2 pessoas (se for servido como prato principal) ou 4 pessoas (se for servido como aperitivo)
Tempo: 20 minutos
Dificuldade: fácil

200g de carne bovina (usamos coxão mole)
1 colher (sopa) de cebola roxa picada
1 colher (sopa) de alcaparra picada
1 colher (chá) de ketchup
1 colher (chá) mostarda
4 gotas de molho de pimenta Tabasco
8 gotas de molho inglês
1 colher (sopa) de maionese
1 colher (sopa) de cebolete picada
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

O PREPARO

1. Com a ponta de uma faca bem afiada, corte a carne em cubos bem pequenos. Depois, pique a carne ligeiramente, cuidando para não virar um patê. Reserve.
2. Em uma vasilha, misture os demais ingredientes, menos o sal e a pimenta: cebola roxa, alcaparra, ketchup, mostarda, molho Tabasco, molho inglês, maionese, cebolete e salsinha.
3. Adicione a carne e misture bem.
4. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

2 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *