América do Sul,  Para viajar

Roteiro de dois dias em Bogotá, na Colômbia

Embora seja possível conhecer os principais pontos turísticos de Bogotá, na Colômbia em dois dias, me arrependi de ter ficado tão pouco tempo. A cidade é linda, moderna e segura, além de ter muitos restaurantes bacanas para comer e beber bem.

De qualquer forma, compartilho aqui meu roteiro para você se inspirar na sua viagem a Bogotá.

MANHÃ DO DIA 1: CERRO MONSERRATE

A 3,1 mil metros acima do nível do mar, o Cerro Monserrate é um dos principais símbolos da capital colombiana e pode ser visto de muitas partes da cidade. Todos os dias, atrai muitas pessoas – locais e turistas – que sobem o cerro em peregrinação ao santuário do senhor Caído de Monserrate. Também há um caminho com esculturas que representam a Via Crucis.

É possível subir de três maneiras diferentes: a pé, por funicular ou por teleférico, minha escolha. A tarifa fica em torno de 20.000 pesos, dependendo do dia. Mas prepare-se para encontrar filas, principalmente se for domingo.

TARDE DO DIA 1: MUSEUS

Cheguei em Bogotá com uma intenção: conhecer o Museu Botero e o Museu do Ouro. O primeiro consegui visitar e adorei, mas com o segundo me atrapalhei nos horários de funcionamento e quando cheguei lá já estava fechado. Em outros tempos isso estragaria meu dia, mas consegui lidar bem com a decepção.

Vá por mim e inclua os dois museus no seu roteiro. O Botero apresenta, entre outras obras, trabalhos desse que é um dos principais artistas colombianos, lembrado principalmente pelo formato arredondado de seus desenhos.

O Museu do Ouro está localizado no bairro da Candelária, o centro, em um prédio bem moderno. Em suas salas, abriga peças em ouro e em cerâmica datadas de eras pré-colombianas, muito antes dos espanhóis chegarem por lá.

NOITE DO DIA 1: ZONA T

À noite, a dica é circular pela Zona T, o coração da Zona Rosa, um dos bairros mais bacanas de Bogotá. Estão concentrados lá os hotéis, restaurantes, várias lojas e ruas só para pedestres. A vida é efervescente nessa região.

Há restaurantes com culinárias de diferentes partes do mundo, então escolha o seu preferido e se divira. Minha dica é a Central Cevicheria.

MANHÃ DO DIA 2: CENTRO HISTÓRICO

Aproveite a parte da manhã para passear pelo Centro Histórico. Ao redor da Plaza Bolívar, você vai encontrar a Catedral, o Palácio da Justiça e o Congresso da República, prédios lindos e imponentes. Por ali, há vários outros museus e restaurantes, para a pausa do almoço.

TARDE DO DIA 2: MUSEU DA POLÍCIA

Essa talvez seja uma dica um tanto quanto incomum de Bogotá, mas quem é fã da série Narcos, vai me entender. No Museu Nacional da Polícia estão algumas peças apreendidas de Pablo Escobar, como a máquina contadora de dinheiro, o casaco, as armas.

De resto, a visita guiada e gratuita, que dura cerca de uma hora, faz um passeio por toda a história da polícia da Colômbia. Legal também para entender o processo gradual pelo qual passou o país para se tornar um lugar seguro.

NOITE DO DIA 2: ANDRÉS CARNE DE RES

Reserve uma das noites para jantar no Andrés Carne de Res. O restaurante especializado em carnes já se tornou um ponto turístico da cidade, que vale a pena conhecer, para comer bem e para se divertir. Você ainda pode escolher ir no original, que fica em um município próximo de Bogotá, ou na filial, localizada na Zona T.

DICA DA JU

Planeje ficar mais um dia em Bogotá para visitar a Catedral de Sal. É um dos passeios mais clássicos da Colômbia, mas como fica a 1h30 da capital, é preciso mais um dia para não fazer tudo na correria. Dizem que é linda!

LEIA MAIS
O italiano Leon Mozzarella Bar em Bogotá
4 lugares para comer em Bogotá, na Colômbia
PLANEJE SUA VIAGEM
Passagens: Busque passagens aéreas para Bogotá com preços promocionais
Hotel: Reserve aqui seu hotel em Bogotá
Carro: Alugue um carro online sem taxa de IOF
Internet: Compre um chip de celular pré-pago com internet ilimitada

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *