Para comer em casa,  Receitas salgadas

Risoto de pernil de porco desfiado com damasco

Você já sonhou com uma receita? Pois esses tempos fui dormir pensando no almoço que faria com o pernil de porco assado que tinha sobrado do dia anterior. Deitei com a imaginação tão a mil que sonhei com o prato. Pode isso? Foi assim que surgiu este risoto de pernil de porco desfiado com damasco. Sorte que eu tinha todos os ingredientes em casa, menos o vinho branco, que foi substituído por espumante.

Antes de prosseguir para a receita, porém, devo um esclarecimento.

Sei que o segredo para qualquer bom risoto está, principalmente, no caldo. Nada daqueles caldos prontos, e sim aqueles feitos na hora. Pode ser de legumes, carne ou galinha, dependendo do sabor da receita. Ou até mesmo de funghi como nesse prato que publiquei uns tempos atrás.

O fato é que, confesso, muitas vezes tenho preguiça de fazer o caldo na hora, ou até mesmo não tenho todos os ingredientes em casa, o que dificulta um pouco. E como me recuso a usar caldos industrializados, substituo simplesmente por água quente. Amados chefs de todo o Brasil, por favor, não me matem. Foi uma forma que encontrei de fazer risotos de maneira prática e bem mais rápida.

Portanto, esta receita de risoto foi feita com água quente. Mas fiquem à vontade para fazer o bom e velho caldo de legumes, garanto que o sabor vai ficar espetacular.

RISOTO DE PERNIL DE PORCO COM DAMASCO

Serve: 4 pessoas
Tempo: 40 minutos
Dificuldade: média

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
400g de pernil de porco assado e desfiado (eu já tinha assado uma peça no dia anterior, e fiz com o que sobrou)
10 damascos secos picados
1 litro de água fervente
Azeite de oliva
1 1/2 copo americano de espumante (não tinha vinho branco em casa no dia)
1/2 cebola
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
Sal a gosto

O PREPARO

1. Comece picando a cebola e o alho.
2. Em seguida, leve uma panela média ao fogo com um fio de azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados. Eu prefiro colocar o alho um pouquinho depois para não queimar.
3. Acrescente o arroz, deixando fritar bem até que fique esbranquiçado (mais ou menos uns quatro minutos).
4. Regue com o espumante e vá mexendo até que o líquido evapore por completo.
5. Enquanto isso, em uma frigideira, refogue o damasco e o pernil em um pouco de azeite de oliva e 1/2 copo de espumante até que o líquido evapore.
6. Junte o refogado à panela e misture bem ao arroz.
7. Depois, leve duas conchas de água fervente (ou caldo de legumes) à panela e siga mexendo para não grudar no fundo. Espere o líquido evaporar e vá repetindo o processo até que a água acabe e o arroz esteja al dente ou totalmente cozido (vai depender da sua preferência).
8. Tempere com sal e finalize com a manteiga e o parmesão, misturando bem para que derretam e se incorporem ao risoto.

DICA DA JU

O álcool presente no vinho branco ajuda a soltar o amido presente no arroz, por isso é importante na receita. E não tem problema ser substituído pelo espumante, que acaba tendo a mesma função. Com esse processo do amido, o arroz fica mais cremoso.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Um comentário

  • marcia

    Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *