Risoto de pernil de porco desfiado com damasco
Você já sonhou com uma receita? Pois esses tempos fui dormir pensando no almoço que faria com o pernil de porco assado que tinha sobrado do dia anterior. Deitei com a imaginação tão a mil que sonhei com o prato. Pode isso? Foi assim que surgiu este risoto de pernil de porco desfiado com damasco. Sorte que eu tinha todos os ingredientes em casa, menos o vinho branco, que foi substituído por espumante.
Antes de prosseguir para a receita, porém, devo um esclarecimento.
Sei que o segredo para qualquer bom risoto está, principalmente, no caldo. Nada daqueles caldos prontos, e sim aqueles feitos na hora. Pode ser de legumes, carne ou galinha, dependendo do sabor da receita. Ou até mesmo de funghi como nesse prato que publiquei uns tempos atrás.
O fato é que, confesso, muitas vezes tenho preguiça de fazer o caldo na hora, ou até mesmo não tenho todos os ingredientes em casa, o que dificulta um pouco. E como me recuso a usar caldos industrializados, substituo simplesmente por água quente. Amados chefs de todo o Brasil, por favor, não me matem. Foi uma forma que encontrei de fazer risotos de maneira prática e bem mais rápida.
Portanto, esta receita de risoto foi feita com água quente. Mas fiquem à vontade para fazer o bom e velho caldo de legumes, garanto que o sabor vai ficar espetacular.
RISOTO DE PERNIL DE PORCO COM DAMASCO
Serve: 4 pessoas
Tempo: 40 minutos
Dificuldade: média
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
400g de pernil de porco assado e desfiado (eu já tinha assado uma peça no dia anterior, e fiz com o que sobrou)
10 damascos secos picados
1 litro de água fervente
Azeite de oliva
1 1/2 copo americano de espumante (não tinha vinho branco em casa no dia)
1/2 cebola
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
Sal a gosto
O PREPARO
1. Comece picando a cebola e o alho.
2. Em seguida, leve uma panela média ao fogo com um fio de azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados. Eu prefiro colocar o alho um pouquinho depois para não queimar.
3. Acrescente o arroz, deixando fritar bem até que fique esbranquiçado (mais ou menos uns quatro minutos).
4. Regue com o espumante e vá mexendo até que o líquido evapore por completo.
5. Enquanto isso, em uma frigideira, refogue o damasco e o pernil em um pouco de azeite de oliva e 1/2 copo de espumante até que o líquido evapore.
6. Junte o refogado à panela e misture bem ao arroz.
7. Depois, leve duas conchas de água fervente (ou caldo de legumes) à panela e siga mexendo para não grudar no fundo. Espere o líquido evaporar e vá repetindo o processo até que a água acabe e o arroz esteja al dente ou totalmente cozido (vai depender da sua preferência).
8. Tempere com sal e finalize com a manteiga e o parmesão, misturando bem para que derretam e se incorporem ao risoto.
DICA DA JU
O álcool presente no vinho branco ajuda a soltar o amido presente no arroz, por isso é importante na receita. E não tem problema ser substituído pelo espumante, que acaba tendo a mesma função. Com esse processo do amido, o arroz fica mais cremoso.
Um comentário
marcia
Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada