O exótico Andrés Carnes de Res, na Colômbia
Quando se fala em Colômbia ou Bogotá, uma das primeiras coisas que vêm à mente é o Andrés Carne de Res. Descobri isso pesquisando meu roteiro e recebendo dicas de pessoas que já tinham ido para lá. Parece que o restaurante é uma unanimidade na cidade. Não parece, é. E, além de ser um clássico da capital colombiana, a casa ainda figura na 49ª posição da lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina.
A matriz foi fundada por Andrés Jamillo em 1982 em Chía, um município que fica a poucos quilômetros de Bogotá (o que dá de 45min a uma hora de carro dependendo do trânsito). Mesmo com a distância, o restaurante se tornou ponto turístico e está sempre cheio. Tanto que desde 2009 há uma versão compacta dele na capital, para quem prefere não enfrentar a distância.
Resolvi conhecer o original e já adianto: vale a pena, apesar de ser mais caro que o padrão da cidade. O Andrés é enorme e logo ao entrar já somos impactados por uma mistura de sons, cores e aromas que vêm da cozinha. O lugar é animado, aliás, depois das 22h, a pista de dança se abre e o pessoal levanta das mesas para dançar músicas locais e estrangeiras. A decoração é rústica e tem objetos, placas e escritos em neón por toda a parte. O cardápio – mais parece uma revista do que o menu de fato – especializado em carnes tenta combinar pratos da culinária colombiana a influências internacionais.
O QUE EXPERIMENTEI
- O couvert tinha frutas como uva, coco, melão e uma fruta local que não lembro o nome.
- Chicharones (24.800 pesos) para a entrada. Nada mais são do que nossos torresmos.
- Para o principal, um dos pratos de carne mais pedidos da casa: Al Trapo (56.900 pesos), acompanhado de arepa branca e batata crioula.
- A sobremesa foi também um carro-chefe. O Volcán de Chocolate (12.800 pesos) é servido quente acompanhado de sorvete de baunilha. Lembra um petit gateau.
- Para acompanhar, pedi um Lupe (44.600 pesos), drink com tequila Don Julio, suco de limão e xarope de tomilho que vinha dentro de uma caveira colorida.
DICAS DA JU
- Não se assuste com os preços, cheios de zero, a moeda por lá é assim mesmo. Os preços do Andrés são mais caros do que o padrão colombiano.
- O restaurante é enorme e está sempre cheio, principalmente nos finais de semana. Por isso, o ideal é reservar com antecedência.
- Ao pedir um drink, se você quiser, é possível ir até o bar e receber uma aula de como prepará-lo do pessoal que trabalha lá.
ANDRÉS CARNE DE RES
Calle 3, 11A – 56
Chía, Colômbia
Fone: +57 (1) 8612233
Funcionamento: de quarta a sábado, das 12h às 3h, e domingo, das 12h à meia-noite
Pagamento: aceita cartões Visa e Master
www.andrescarnederes.com
LEIA MAIS O italiano Leon Mozzarella Bar em Bogotá 4 lugares para comer em Bogotá, na Colômbia Roteiro de dois dias em Bogotá, na Colômbia
PLANEJE SUA VIAGEM Passagens: Busque passagens aéreas para Bogotá com preços promocionais Hotel: Reserve aqui seu hotel em Bogotá Carro: Alugue um carro online sem taxa de IOF Internet: Compre um chip de celular pré-pago com internet ilimitada