América do Sul,  Outras cidades,  Para comer fora,  Para viajar

O almoço típico boliviano do Luciernagas, em La Paz

La Paz, na Bolívia, tem alguns bons restaurantes. A maioria deles, no entanto, serve pratos de culinárias de diferentes partes do mundo. Pelo menos foi o que encontrei nas minhas pesquisas antes de chegar na cidade. Minha ideia era provar algo que representasse a cozinha do dia a dia do país, para conhecer. Mas encontrei pouca coisa na internet. E lá não fiquei tempo o suficiente para investigar mais.

Mas, se tem uma dica que eu posso dar a quem estiver em La Paz e quiser experimentar algo típico de lá é: vá ao Luciernagas. Fica bem próximo ao centro, são apenas algumas quadras de subida. Preste atenção ao passar na calçada, porque é bem provável que você não encontre. Mas se enxergar uma portinha, seguida de uma escada, é lá mesmo.

É um ambiente muito simples, colorido e com boa trilha sonora. Entre o público, estão locais e turistas que querem conhecer um pouco mais da culinária do país. No Luciernagas, eles servem tudo que é típico na Bolívia. Ao meio-dia, há opção de um menu de almoço (por 30 bolivianos, mais ou menos 14 reais), em que você pode escolher dentre algumas opções (o que eu fiz). Enquanto à noite, eles servem pratos à la carte.

O QUE EXPERIMENTEI
  • Como couvert, me ofereceram um pão local com casca crocante acompanhado por um molho bem apimentado.
  • Como entrada, escolhi a sopa de maní. Em espanhol, maní significa amendoim, mas para dizer a verdade não senti muito esse sabor. O prato também tinha massa e uns pedaços de frango, talvez um dos melhores pratos que tenha provado por lá.
  • Como prato principal, fiquei com a sajta de pollo. Vinha com frango, dois tipos de batata e muita pimenta. Realmente delicioso, mas bem servido até demais. Não consegui terminar.
  • A sobremesa do dia era um pudim de baunilha de sobremesa.
  • Para beber, uma cerveja boliviana, chamada Cordillera.
DICAS DA JU
  1. Os pratos são muito bem servidos. Não consegui terminar o principal depois de comer a sopa na entrada. Se você for no almoço, não tem muito o que fazer. Mas se for no jantar, cogite dividir o prato se tiver companhia para isso.
  2. Leve bolivianos na carteira, lá só é aceito pagamento em dinheiro.
  3. Não repare muito na decoração e na simplicidade do lugar, a comida é maravilhosa e compensa tudo.
  4. No Luciernagas, você pode escolher se fala em inglês ou espanhol. Os atendentes estão habilitados para isso.
  5. Há opções sem carne para vegetarianos.
LEIA MAIS
6 programas para fazer em La Paz, na Bolívia
O menu confiança do Gustu, em La Paz
3 vinhos bolivianos para conhecer

LUCIERNAGAS
Avenida Illimani, 1.683
La Paz, Bolívia
Fone: +591 (2) 2201005
Funcionamento: quarta, das 18h às 23h, de quinta a sábado, das 12h às 23h, e domingo, das 12h às 22h
Pagamento: dinheiro
fb.com/luciernagas.lapaz

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *