Matcha: o chá queridinho da vez
Estive na Tea Shop, loja de chás que frequento desde que abriu em Porto Alegre. Fui lá conhecer as novidades da marca e, na ocasião, descobri um pouco mais sobre o matcha, que nunca tinha experimentado. Um pouco de preconceito, talvez, por não saber o que era e, por mais que visse em todos os lugares, tinha um pouco de preguiça de ir atrás da informação, achava que era muito relacionado a dietas.
Mas não. O matcha faz parte do ritual do chá principalmente no Japão (e também na China), e nada mais é do que o chá verde em pó, retirado da mesma planta, a Camellia sinensis. E como é em pó e diluído em água (ao contrário do chá verde, que fazemos uma infusão com as folhas), as propriedades são ainda mais intensas.
Descobri que uma tigela de matcha, que é a maneira clássica de se ingerir a bebida, equivale um chá extremamente antioxidante, trazendo também concentração e vitalidade.
OS EQUIPAMENTOS
O ritual do chá no Japão pede três peças básicas para preparar o matcha: uma tigela, um batedor de madeira e uma colher medidora.
MODO DE PREPARO
O matcha é preparado com uma medida de pó diluída em mais ou menos 300ml de água quente. Primeiro dilua o chá em um pouco de água usando o batedor para misturar rapidamente em movimentos em formato de M até que se forme uma espuma. Em seguida, acrescente o restante de água. É possível também misturar com leite.
OUTROS USOS
É muito comum também usar o matcha em receitas de bolos, pães e biscoitos. Ou misturar em iogurtes e vitaminas.