Brasil,  Para viajar

7 programas no Rio de Janeiro para fugir da praia

Estive no Rio de Janeiro no início de outubro para uma programação diferente. Viajei junto com um grupo maravilhoso para uma experiência chamada Intercity Escapes: uma série de viagens promovidas pela rede de hotéis Intercity para descobrir novos lugares de cidades onde está localizada.

A programação da terceira edição prometia: um lado incomum do Rio de Janeiro com a curadoria e companhia da escritora Martha Medeiros. Não pensei duas vezes: uma cidade que amo junto com uma escritora da qual sou fã. Fechou todas! Nos hospedamos no hotel Yoo2, em Botafogo. Foram quatro dias intensos de passeios, vistas incríveis, risadas e gastronomia. O grupo era heterogêneo, mas se deu bem logo de cara!

A maioria dos lugares por onde passamos eu ainda não conhecia. Sim, os programas mais comuns no Rio ainda são curtir as praias. Mas há tanto por lá: museus, prédios históricos, passeios de barco. E um pouco do que fizemos por lá eu divido aqui em forma de dicas.

1. CAMINHE PELA ZONA PORTUÁRIA

A Zona Portuária foi onde começou o Rio de Janeiro, indo de aldeia de pescadores a principal porto do país. Recebeu ainda o nome de Pequena África, em função de ser porta de entrada dos escravos no Brasil. A região começou a ser revitalizada em 2010 e hoje abriga obras como o Museu do Amanhã e o mural gigante pintado artista Eduardo Kobra (entre outros artistas, claro), que representa os aros olímpicos na forma de rostos coloridos característicos dos cinco continentes. É um passeio tranquilo, gratuito e que rende fotos lindas.

2. VISITE O MUSEU DO AMANHÃ

O Museu do Amanhã está localizado em um prédio projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, ao lado da Praça Mauá e com vista para a ponte Rio-Niterói. O Museu do Amanhã é uma espécie de museu de ciências, que reflete ideias, explorações e perguntas sobre as grandes mudanças que estamos vivendo. É bem tecnológico e diferente dos museus aos quais estamos acostumados. Aproveite para tirar fotos no entorno, a vista é linda. O ingresso custa R$ 20, e às terças a entrada é gratuita.

3. CONHEÇA O MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR propõe uma leitura diferente da história da cidade, do povo, da vida, dos costumes, dos conflitos e dos desafios. Faz isso por meio de pinturas, fotografias, esculturas, desenhos, colagens, intervenções. Não deve levar mais de uma hora para conhecê-lo por completo, mas é possível se perder entre suas obras e ficar horas por lá. É um programa muito legal para crianças. O ingresso custa R$ 20, e às terças a entrada é gratuita.

4. PASSEIE PELA BIBLIOTECA NACIONAL

Vale a pena agendar uma visita guiada pela Biblioteca Nacional, considerada pela Unesco uma das maiores do mundo. São mais de 200 anos de história presentes naquele prédio imponente. São cerca de dez milhões de itens no acervo, contando com livros raros, documentos históricos e outros tipos de publicação.

5. VÁ AO THEATRO MUNICIPAL

Faça uma visita guiada ao Theatro Municipal e, se conseguir, assista a algum espetáculo por lá. Foi inaugurado em julho de 1909 e é considerada a principal casa de espetáculos do Brasil, então não dá para perder, né? A própria história da casa se confunde com a história cultural do Brasil, e não é por menos: por ali passaram grandes artistas e, na plateia, muitas autoridades.

6. VEJA AS ILHAS CAGARRAS DE UM BARCO

Que tal ver o Rio de outro ângulo em um passeio de barco? As Ilhas Cagarras são, na verdade, um arquipélago, que fica cerca de cinco quilômetros ao sul da praia de Ipanema e é formado por sete ilhas e rochedos. O mais interessante, além do belo passeio, foi conhecer a origem do nome: a mais popular é que seria em função dos excrementos das aves marinhas que sobrevoam as ilhas, deixando as encostas com manchas brancas em função do excesso de cálcio. Há várias agências de turismo que promovem o passeio, saindo da Marina da Glória.

7. PASSE UMA MANHÃ NO PARQUE LAGE

Localizado aos pés do Corcovado, o Parque Lage era um antigo engenho de açúcar e, em 1957, foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade. São vários hectares de jardins e muito verde, é um belo passeio ao ar livre. No principal prédio do Parque funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O pátio da antiga mansão também é uma boa dica para um café da manhã.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *