Maionese caseira de liquidificador fácil e rápida
Confesso que sempre tive receio de fazer maionese em casa por temer pelo pior: medo de desandar. Até o dia em que resolvi deixar o medo de lado e tentar. Procurei por uma receita relativamente decente na internet e acabei caindo no site da Rita Lobo, ou seja, garantido. Adaptei quantidades e ingredientes, e no fim ficou incrível. O melhor? Deu certo de primeira! É bem fácil de fazer, basta ficar atento a alguns detalhes.
Há quem faça maionese somente com ovos cozidos, somente com ovos crus ou com uma mistura dos dois. Esta receita leva um ovo inteiro e duas gemas. Crus.
MAIONESE CASEIRA SIMPLES
Serve: rende um pote de 300g
Tempo: 5 minutos
Dificuldade: fácil
1 ovo
2 gemas
2 colheres (sopa) de vinagre (usei de maçã)
1 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
Sal a gosto
O PREPARO
1. Quebre os ovos em uma tigela à parte só para garantir que não estejam estragados.
2. Coloque os ovos no liquidificador junto com o vinagre e uma pitada de sal.
3. Tampe o liquidificador e ligue no modo mais baixo, apenas para misturar.
4. Em seguida, ligue no modo mais alto e comece a bater a mistura.
5. Abra a tampinha central do liquidificador e comece a derramar o óleo, mas bem de leve. Deixe formar um fio com o óleo sendo derramado e siga batendo.
6. A maionese estará pronta quando a consistência estiver bem firme e o liquidificador já esteja encontrando dificuldade para bater.
DICAS DA JU
1. A Rita Lobo falou e eu fiz: coloque o óleo na geladeira pelo menos 15 minutos antes de começar o preparo. Diz que melhora a emulsificação. Se ela falou, tá falado, né. Fiz e deu certo.
2. Para derramar o óleo em fio no liquidificador, tampe com o dedo uma parte do bocal da garrafa. Assim fica mais fácil controlar a quantidade.
3. Na hora de escolher o vinagre, opte por aqueles que não tenham cor, para não afetar no resultado final da maionese. É possível substituir o vinagre pela mesma quantidade de suco de limão, mas é preciso ter algo ácido na receita.