Para comer em casa,  Receitas doces

Cheesecake tradicional nova-iorquina

Apesar de ser apaixonada por doces bem doces, a cheesecake é uma sobremesa que me conquistou desde a primeira vez que provei. Tem menos açúcar, é verdade, mas é leve e muito saborosa, uma ótima opção para os dias quentes de verão. Aliás, em função disso, tem sido minha receita escolhida nos últimos anos para encerrar as ceias de Natal ou de Réveillon.

Já testei várias receitas de cheesecake que encontrei por aí e, embora eu tenha adaptado algumas coisinhas, a que mais gosto é a da Raiza Costa, a tradicional nova-iorquina, com iogurte e calda de frutas vermelhas.

ADAPTAÇÕES

Por exemplo, troquei a bolacha de maisena da base por bolacha maria, que gosto mais. Na hora de assar também mudei algumas coisinhas: como a forma que uso é bem grande (tem quase 28 centímetros de diâmetro), não tenho uma assadeira desse tamanho para que ela cozinhe em banho-maria. Então, o que eu fiz? Assei na temperatura mais baixa do forno por mais tempo a fim de que a massa cozinhasse lentamente e não quebrasse. O resultado ficou ótimo!

Vamos ao passo a passo?

CHEESECAKE NOVA-IORQUINA

Serve: 15/20 fatias
Tempo: 2h30 de preparo + geladeira
Dificuldade: média

PARA A BASE E A MASSA

200g de bolacha maria (são cerca de 50 unidades)
50g de manteiga derretida
800g de cream cheese em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
1 pote de iogurte natural sem açúcar (160g)
Suco e raspas de 1/2 limão siciliano
1 pitada de sal

PARA A COBERTURA

600g de frutas vermelhas (usei cereja, framboesa, morango, amora e mirtilo)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
Frutas vermelhas para decorar

O PREPARO
  1. Em um processador (pode ser liquidificador também), bata as bolachas até virarem uma espécie de farinha. Quem não tiver nenhum desses equipamentos pode colocá-las num saquinho, amarrar e bater com uma colher de pau até que se esmigalhem.
  2. Despeje a farinha da bolacha em uma tigela e adicione a manteiga derretida. Vá misturando até que a massa atinja um ponto de farofa, desgrudando das mãos.
  3. É hora de fazer a base da cheesecake: disponha essa farofa em uma forma média de fundo removível e vá apertando bem com os dedos até cobrir todo o fundo da forma.
  4. Leve por alguns minutos ao freezer só para a base se firmar enquanto você faz a massa da torta.
  5. Em uma batedeira, bata o cream cheese em temperatura ambiente até que fique cremoso.
  6. Adicione o açúcar e bata novamente só para misturar. Faça o mesmo com os ovos, o iogurte, o suco e as rapas de limão e o sal.
  7. Despeje na forma sobre a base de bolacha.
  8. Leve ao forno preaquecido na temperatura mais baixa e deixe ali por cerca de 2 horas ou até ficar firme e levemente dourado. Para saber com precisão, enfie um palito de dente. Se sair limpo, sem pedacinhos da massa, está pronto. É claro que vai depender de cada forno, por isso vale ficar de olho a cada meia hora em como está o aspecto da cheesecake.
  9. Assim que estiver pronta, retire a torta do forno e deixe esfriar.
  10. Enquanto isso, faça a cobertura: leve ao fogo médio uma panela com as frutas vermelhas picadas, o açúcar e o suco de limão.
  11. Mexa aos poucos enquanto cozinha. O ideal é ela ficar com cara de calda, mas com pedacinhos das frutas.
  12. Despeje a calda sobre a torta e decore com as frutas separadas anteriormente.
  13. Deixe algumas horas na geladeira antes de servir.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *