Para comer fora,  Serra Gaúcha

O almoço tranquilo e saboroso do Valle Rustico, no Vale dos Vinhedos

O Valle Rustico, comandado pelo chef Rodrigo Bellora, é um dos restaurantes de que mais gosto para curtir uma noite especial ou uma tarde tranquila no Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha. Sabe comida de verdade, feita com amor e respeito? Pois é isso que você vai encontrar por lá.

A ideia do restaurante é oferecer um convívio com a natureza, servindo receitas elaboradas com alimentos saudáveis, mas que surpreendem os clientes pela simplicidade mas também pelo sabor de cada prato. Já estive pelo menos cinco vezes na casa, e posso afirmar que cada vez é única e que sempre saio de lá admirada com toda a experiência.

O menu é servido em etapas e costuma mudar de acordo com as estações, além de ser servido tanto no almoço, quanto no jantar. Este que provei era o menu de março. Os pratos são montados com o que há de mais fresco na época, o que garante ingredientes ainda mais aromáticos e saborosos, dos quais Bellora e o pessoal da cozinha conseguem extrair o máximo de suas características. A principal vantagem de um menu degustação é o tempo de curtir cada prato, cada aroma, sabor e textura. Quando no Valle Rustico, tente fechar os olhos enquanto mastiga. Tente prestar atenção em cada porção de alimento. É definitivamente inspirador.

O Valle Rustico segue os conceitos da ecogastronomia, valorizando a produção e os ingredientes locais. Os produtores parceiros cuidam da terra e valorizam o produto mais natural, com o menor processamento, buscando sempre o alimento bom, limpo e justo para servir à mesa. E logo que você senta à mesa, um dos atendentes, sempre simpáticos (e que sabem o menu de cor e salteado para tirar qualquer dúvida sua), já entrega uma folha que explica todo o conceito da casa: o de defender criações mais saudáveis, a boa comida e um ritmo que permita desfrutar ainda mais os bons momentos da vida. E comer é um deles, certo?

Apesar de já ter jantado lá algumas vezes, minha dica hoje é o almoço de domingo: reserve um tempo para comer e ainda curtir a tarde pelo jardim. Curta os pratos, aproveite o contato com a natureza e converse com o chef. Perfeito para renovar as energias antes de uma nova semana. O menu sai por R$ 130 por pessoa, e pode ser harmonizado ou não. Desta vez, preferi ficar no suco de uva, produzido na região.

O QUE EXPERIMENTEI
  • O couvert, com broa de milho, foccacia, pão de queijo e pasta de berinjela.
  • Creme de milho, com camarão grelhado e flor e broto de abóbora fritos.
  • Gaspacho de araçá vermelho, com cravina, pepino do mato, broto de milho e flor de cenoura selvagem.
  • Cogumelada, com arroz negro, vermelho e cateto, cogumelos porcini, pleurotus e shimeji, coalhada e cebolete.
  • Polenta brustolada de milho crioulo, com água de tomate, ragú de rabada, broto de mostarda e flor de major gomes.
  • Matambre recheado e assado em baixa temperatura, com purê de abóbora, farofa de erva-mate e alho, salada de pancs, coalhada e pétalas de rosa.
  • Sorbet de gabiroba com uva moscato orgânica.
  • Creme curau brûlée, palha italiana com nozes, pien de doce de leite e brownie de chocolate 70%.
DICAS DA JU
  1. Procure sempre reservar com antecedência, e se tiver alguma intolerância ou alergia, o ideal é dizer já nesse momento.
  2. Troque o café pelo chá da casa, pergunte o sabor do dia.
  3. Espere o chef vir até a mesa e converse um pouco com ele sobre o conceito do restaurante.
  4. Peça um vinho ou espumante e sente em um dos bancos do jardim para curtir a tarde.

VALLE RUSTICO
Linha Marcílio Dias, 15 da Graciema – Vale dos Vinhedos
Garibaldi, Rio Grande do Sul
Telefone: (54) 3067-1163 ou (54) 98123-0080
Funcionamento: de quarta a sábado, das 19h30 às 22h, e domingo, das 12h às 15h
Pagamento: aceita cartões Visa e Master
www.vallerustico.com.br

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *