Para comer fora,  Serra Gaúcha

O jantar do Hostaria Casacurta, em Garibaldi

Além de ser a capital do espumante, Garibaldi oferece muitas outras atrações que valem a viagem até lá para conhecer. Uma delas é o jantar do Hostaria Casacurta, restaurante do Hotel Casacurta, um dos mais tradicionais da cidade. Localizado na parte de baixo do prédio, que tem mais de 100 anos de história, o restaurante tem as paredes todas de pedra. Afinal, a construção é daquelas típicas de imigrantes italianos. Impossível não voltar no tempo nesse lugar.

Ao mesmo tempo em que se viaja no tempo por lá – tanto na construção, quanto na decoração rústica e romântica – é bem fácil seguir no presente: a gastronomia mistura a tradição da culinária italiana com toda a sofisticação das técnicas francesas. A comida é uma delícia! O restaurante é comandado por César Nicolini, sócio do hotel e um apaixonado por comer e beber bem. Várias receitas são de família e seguem tudo aquilo que os imigrantes italianos há anos ensinam de pai para filho.

O cardápio é à la carte, mas há também o Experiência Casacurta, menu degustação com couvert, entrada, dois pratos e sobremesa, harmonizado ou não (R$ 100 por pessoa e R$ 160 por pessoa com harmonização). Foi o que provei. É bom para quem sabe que não vai voltar tão cedo e quer experimentar mais das receitas servidas. Além disso, a adega da casa conta com mais de 100 rótulos de vinhos (mais da metade são brasileiros) e um sommelier que pode te ajudar com a harmonização dos pratos.

O QUE EXPERIMENTEI
  • O couvert, com foccacia e outros pães e manteigas temperadas, além de caponata de berinjela.
  • A Salada Luigi, com folhas verdes, prosciutto, molho pesto, parmesão e nozes.
  • O Ravióli Verdi com manteiga e sálvia: massa com espinafre e recheio de ricota e nozes, e molho de manteiga clarificada e sálvia.
  • O Filet ao molho de três cogumelos: filé mignon com molho velouté e cogumelos paris, shitake e pleurotus, acompanhado de batata sauté.
  • O strudel de maçã e sorvete com calda de caramelo caseiro.
OS VINHOS DA HARMONIZAÇÃO
  • Espumante Peterlongo Presence Brut
  • Espumante Aurora Pinto Bandeira Extra Brut
  • Espumante Cave Geisse Terroir Rosé Brut Vintage 2013
  • Vinho tinto Peterlongo Armando Memórias Teroldego 2016
DICAS DA JU
  1. Preste atenção nas massas: todas preparadas artesanalmente pela Dona Pina, que trabalha há 60 anos no hotel.
  2. O restaurante é membro do projeto Slow Food, então vá com calma e aproveite todos os momentos do jantar.
  3. O Menu Experiência pode ser escolhido com a opção de harmonização, foi o que eu fiz. Cada prato é combinado com um vinho diferente, escolhido com a ajuda do sommelier da casa.
  4. Vale a pena aproveitar para ficar hospedado no hotel, pelo menos passar a noite. É tudo muito bonito e aconchegante, e o café da manhã é delicioso.

HOSTARIA CASACURTA
Rua Luiz Rogério Casacurta, 510 – Centro
Garibaldi, Rio Grande do Sul
Telefone: (54) 3462-2166
Funcionamento: de segunda a sábado, das 19h às 23h
Pagamento: aceita cartões Visa e Master
www.hotelcasacurta.com.br/restaurante

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *