Cerveja da semana: Wäls Session Citra
Um almoço em Belo Horizonte foi o cenário da primeira vez em que experimentei a cerveja Wäls Session Citra. Era um dia bem quente na capital mineira, e vários jornalistas estavam reunidos para conhecer o novo negócio da cervejaria, o Ateliê Wäls, que hoje reúne bar, restaurante, fábrica de cervejas e o maior barrel room da América Latina, dedicado ao envelhecimento de cervejas.
Comandada pelos irmãos José Felipe Carneiro e Tiago Carneiro, a Wäls é uma cervejaria mineira conhecida por produzir cervejas de personalidade, com inspiração nas escolas belga, americana e tcheca.
A Wäls Session Citra – feita com o lúpulo americano Citra, daí o nome – é uma cerveja para beber em quantidade: daquelas leves e refrescantes, mas sem perder a qualidade e o sabor de uma cerveja artesanal. Com amargor moderado e aroma cítrico, é um exemplar do estilo Session IPA e uma ótima dica para os dias mais quentes.
Por ser leve e refrescante, combina muito com saladas, petiscos e frutos do mar. Mas vale também beber na piscina, na praia e no churrasco de fim de semana.
Não costumo encontrar cervejas da Wäls com facilidade em Porto Alegre, mas é possível comprar pela internet sem maiores problemas, principalmente pelo site do Empório da Cerveja. A versão de 300ml sai por R$ 8,90 e a de 600ml, por R$ 15,90.