Vinho da semana: Casa Marques Pereira Pinotage Blush
Quem primeiro me falou da vinícola Casa Marques Pereira foi minha amiga Bruna. Não faz muito tempo, aliás. Pouco depois, por acaso, ganhei um rótulo rosé deles para experimentar. Por óbvio, deixei para beber com minha amiga em uma das minhas visitas à casa dela.
E foi o que aconteceu: um entardecer de verão, altos papos sobre assuntos que estavam atrasados e um vinil do David Bowie tocando Starman bem alto. Ah, e claro: o Pinotage Blush Rosé 2017 da Casa Marques Pereira bem gelado nas nossas taças.
Localizada na propriedade Quinta da Orada, em Monte Belo do Sul – ainda dentro dos limites do Vale dos Vinhedos –, a Casa Marques Pereira planta uvas viníferas desde 2004, mas somente em 2015 lançou seus produtos no mercado – depois de 10 anos fazendo sucesso entre amigos e familiares com seus vinhos.
O Pinotage Blush Rosé 2017 é um vinho elegante, a começar pelo rótulo. Aliás, o design de todos os rótulos da vinícola é lindo. É refrescante, muito floral e tem um quê de frutado, lembrando cerejas e até melão. Por isso, em boca chega a parecer doce, além de ter ótima acidez, aquela sensação que te faz salivar e ficar com vontade de beber mais uma taça.
Este vinho é feito com uvas Pinotage, variedade nativa da África do Sul e típica dos vinhos de lá. Aliás, a uva é uma surgiu do cruzamento de duas espécies: Pinot Noir e Cinsault, também conhecida como Hermitage. Daí o nome. No Rio Grande do Sul, poucas vinícolas utilizam a uva, mas acho que vale a pena ir atrás para conhecer um pouco mais.
Combina com pratos leves como saladas, peixes e frutos do mar e queijos como brie e ricota. Mas também acho que funciona muito bem como aperitivo, ou simplesmente para brindar com amigos.
A garrafa custa cerca de R$ 90 e pode ser encontrada no site da vinícola.