Notícias

10º Brazil Wine Challenge tem recorde de amostras inscritas

Com recorde no número de amostras, o 10º Brazil Wine Challenge, organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), se prepara para dar a volta ao mundo pelos vinhos. Um painel de 57 avaliadores da Bolívia, Brasil, Chile, França e Itália, divididos em seis júris, terão a missão de degustar às cegas, seguindo normas internacionais, as 774 amostras vindas da África, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Marrocos, Portugal e Uruguai.

O único concurso de vinhos do Brasil com chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE) será realizado de 13 a 15 de outubro no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, Capital Brasileira do Vinho.

Mesmo acontecendo em um ano de pandemia global, a adesão superou as expectativas, ultrapassando as 611 amostras da edição anterior, um aumento de 27%. “O vinho no Brasil vive um importante momento. O consumo vem aumentando e as pessoas estão cada vez mais interessadas no mundo do vinho, em busca de experiências sensoriais únicas. E o Brazil Wine Challenge se tornou a principal vitrine no país, destacando o que de melhor vem se fazendo no mundo em termos de vinhos, espumantes e destilados”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador. Segundo ele, o concurso também evidencia rótulos de procedências distintos, além de outros que estreiam no evento como o caso de Marrocos.

Outro aspecto a ser destacado nesta edição é o aumento no número de mulheres entre os degustadores, passando de oito em 2018 para 13 nesta edição. “A participação das mulheres no mundo do vinho está cada vez mais presente, seja como enóloga, seja como apreciadora, mostrando suas habilidades e sensibilidade na arte de degustar e elaborar. O Brazil Wine Challenge está atento tanto às tendências de mercado em relação aos produtos quanto ao mercado consumidor. Abrir mais espaço para as mulheres é também reconhecer o espaço por elas conquistado neste universo que historicamente sempre foi mais masculino”, complementa o presidente.

Respeitado mundialmente pelo seu alto nível técnico, o Brazil Wine Challenge seguirá todos os protocolos de segurança e regras de distanciamento social estabelecidos pelos órgãos competentes, contando com um sistema de avaliação totalmente informatizado, garantindo maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresenta excelente desempenho, colocando a avaliação entre as mais organizadas do mundo.

Foto: Divulgação

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *