
10ª edição do Festival do Moscatel de Farroupilha já tem datas definidas
O Festival do Moscatel, evento consolidado no cenário enoturístico gastronômico do Rio Grande do Sul, já tem datas definidas para 2020. A décima edição da festa, realizada em Farroupilha – responsável pela maior produção de uvas moscato no país –, contará com oito noites, uma a mais que na edição passada, sendo cinco sábados e três sextas: 29 de agosto, 4, 5, 11, 12, 18, 19 e 26 de setembro.
O festival recebe o público local e visitante com um cardápio especial e bebidas à vontade das 20h à meia-noite, no Centro de Eventos Mario Bianchi, no Parque Cinquentenário. A expectativa é superar o sucesso da edição de 2019, quando o evento recebeu visitantes de 70 municípios e seis estados brasileiros.
O lançamento oficial do 10º Festival do Moscatel, com a apresentação do formato, vinícolas participantes e cardápio da edição, será no dia 18 de março, às 19h, na Casa Poeta Oscar Bertholdo.
Mais informações podem ser acompanhadas pelo Facebook e Instagram do evento ou solicitadas junto à Secretaria de Turismo e Cultura de Farroupilha, pelo telefone (54) 3261.6963 ou e-mail turismo@farroupilha.rs.gov.br.

INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA
Além de ser responsável pela maior produção de uvas Moscato no Brasil, Farroupilha detém também uma Indicação de Procedência para bebidas feitas a partir dessa casta. São elas vinhos finos moscatéis, incluindo, moscatel espumante, vinho fino tranquilo branco moscatel, frisante moscatel, licoroso moscatel, mistela e brandy de moscatel.
A IP Farroupilha é a primeira indicação geográfica nacional exclusivamente de vinhos moscatéis, com destaque para a variedade conhecida por Moscato Branco, tradicional da região desde os anos 1930 e não encontrada em outros países.
As variedades autorizadas na IP são: Moscato Branco (tradicional); Moscato Bianco; Malvasia de Cândia (aromática); Moscato Giallo; Moscatel de Alexandria; Malvasia Bianca; Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo, sendo que os vinhedos possuem limites de produtividade. Os vinhos somente podem ser elaborados com as uvas das variedades moscatéis autorizadas, produzidas na área delimitada.

