Para comer em casa,  Receitas doces

Receita de bolo de laranja e uma dica certeira para deixá-lo fofinho

Se tem uma coisa que faço bem na cozinha, modéstia à parte, é bolo. E eu amo bolo. De todos os tipos: aquele tradicional “de nada”, de chocolate, de milho, de limão e de laranja, a receita que compartilho hoje aqui no site.

Nesse dia, a ideia era fazer um bolo branco, ou bolo “de nada” como chamam por aí. Mas não tinha leite em casa. A saída foi substituir o leite pela laranja, e não somente pelo suco como pela fruta inteira. Delicioso, nutritivo (basta não comer tudo num dia só como eu) e artesanal. Nada melhor né?

Ou seja, esta versão aqui ainda é sem lactose. Então, quem tiver intolerância pode fazer sem problemas!

PRINCIPAL DICA PARA UM BOLO FOFINHO

Você pode fazer a maioria das etapas de um bolo no liquidificador ou na batedeira, mas na hora de misturar a farinha, faça isso com um batedor de arame, somente para misturar e incorporar ao restante da massa. Quando mais trabalhada e batida for a farinha, mais ela vai ativar o glúten, a substância que garante elasticidade e firmeza à massa. Ao contrário dos pães, que precisam ser sovados para ficarem macios, os bolos ficam duros se mexermos demais na farinha. Aproveite e misture o fermento também à mão, para garantir uma distribuição uniforme.

BOLO DE LARANJA

Serve: em média 15 fatias
Tempo: 45 minutos
Dificuldade: fácil

1 laranja inteira sem casca e sem a parte branca
1 xícara (chá) de óleo
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento

O PREPARO

1. Antes de tudo, preaqueça o forno em 180 graus.
2. Bata no liquidificador a laranja cortada em gomos junto com o óleo e os ovos. Faça isso até obter uma massa homogênea.
3. Transfira o que está no liquidificador para uma tigela e misture à massa a farinha, o açúcar e o fermento com um batedor de arame (fouet).
4. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Costumo usar aquelas com furo no meio, porque o bolo assa de maneira mais uniforme, o que é bem difícil nesses fornos comuns que temos em casa.
5. Leve para assar no forno preaquecido em 180 graus por cerca de 35 minutos ou até que ele fique dourado. Não esqueça da velha regrinha de não abrir o forno para ver o bolo antes de passarem 20 minutos.
6. Depois de assado, deixe esfriar um pouco e, com a ajuda de uma faca ou espátula para descolar o bolo das bordas, desenforme e sirva.

DICA DA JU

Experimente comer o bolo ainda quentinho e com um pouco de manteiga. Eu amo o contraste do doce com o salgado!

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *