Dall’Onder Wine: ação promove vinho e gastronomia em Bento Gonçalves
Estive na Serra Gaúcha no primeiro fim de semana de fevereiro para acompanhar um pouco da Vindima, a colheita das uvas, e aproveitei para conhecer algumas ações e programações oferecidas por lá, seja por hotéis, vinícolas e restaurantes.
Uma delas é o Dall’Onder Wine, iniciativa do hotel Dall’Onder, de Bento Gonçalves, voltada para o universo dos vinhos e espumantes, sempre de quinta a sábado e aberta ao público (não é preciso ser hóspede).
Nas quintas-feiras, o hotel oferece drinks com vinho; nas sextas-feiras, a noite é de degustação de espumantes selecionados; e aos sábados, drinks com diferentes tipos de vinhos podem ser curtidos na beira da piscina.
Há também a opção de experimentar o jantar harmonizado assinado pelo chef Gustavo Bonfiglio e servido na Cantina Cabernet, dentro do hotel. Foi o que provei. Nunca tinha estado ali e adorei o espaço, bem rústico e com decoração que remete na hora à história da imigração italiana.
O menu de seis passos é todo harmonizado e comentado pela sommelière Deisi Costa. Conheci o cardápio clássico do menu degustação servido na cantina, mas para os jantares harmonizados do Dall’Onder Hour ele pode ser alterado, assim como os rótulos de vinho. Por isso, o preço não é fixo. Vale ligar para lá para conferir a programação e também ficar ligado nas redes sociais do hotel.
Dá uma olhadinha no que experimentei no jantar:
Tábua com polenta brustolada, bruschettas de tomate fresco e queijo pecorino e queijo labneh frito. A harmonização sugeria um espumante brut fresco e de boa acidez, então a escolha foi o Stravaganzza Brut, da vinícola Don Giovanni.
Em seguida, foi a vez da salada de folhas mistas com crispes de bacon, abobrinha grelhada e pão ciabatta. Para harmonizar, o espumante brut Peterlongo Presence, elaborado pelo método Champenoise.
O terceiro passo foi, para mim, um dos melhores da noite: um risoto parmesano com tomilho servido com filé à parmegiana e telha de parmesão. Para combinar com ele, um Aurora Chardonnay 2015, com uvas cultivadas na unidade da vinícola em Pinto Bandeira.
Eu amo tortéi, e enlouqueci quando descobri que era o próximo prato. Servido com molho de tomate e canela e acompanhado por uma bisteca suína com chutney de abacaxi. Foi muito bem com o Merlot Terroir, da vinícola Miolo.
Para encerrar os pratos salgados, polenta mole com gorgonzola e galeto primo canto com folhas de sálvia crocante. Nesse momento, a harmonização foi às cegas, uma brincadeira da sommelière Deisi. Ela nos serviu o vinho e pediu que adivinhássemos a uva, a safra e a graduação alcoólica. Tarefa difícil! Descobrimos que o rótulo era o Dal Pizzol Cabernet Sauvignon 2013, feito em Faria Lemos.
A hora da sobremesa trouxe à mesa três doces em versão míni: panna cotta com calda de vinho, tiramissù e canolli. Tudo harmonizado com um delicioso vinho licoroso da vinícola Don Laurindo, do Vale dos Vinhedos.
CANTINA CABERNET
O espaço, um dos três destinados à gastronomia do hotel, está aberto diariamente das 19h às 23h, com menu degustação. Telefone para reservas: (54) 3455-3555.
DALL’ONDER WINE
Programação voltada para o vinho promovida pelo hotel Dall’Onder, de Bento Gonçalves. Entre em contato com eles para conferir a programação completa!
Quando: sempre às quintas, sextas e aos sábados
Onde: Dall’Onder Grande Hotel (Rua Herny Hugo Dreher, 197), em Bento Gonçalves
Quanto: consulte valores com o hotel
www.dallonder.com.br