Como fazer feijão na panela de pressão
Quem aí tem medo de panela de pressão? Enquanto uns acham que é uma das grandes invenções da humanidade, outros não querem nem chegar perto dessa bomba em potencial. O fato é que, utilizando com cuidado e da maneira correta, a panela de pressão pode ser nossa melhor amiga. E nada mais justo para provar isso do que preparando um feijão bem caseiro.
A receita que vou compartilhar hoje mistura um pouco as dicas da Rita Lobo, no Panelinha, da Tati, do Panelaterapia, e também da minha mãe. Afinal, mães sempre têm as melhores dicas, né?
Na receita coloquei a medida de duas xícaras, mas eu prefiro já cozinhar o pacote inteiro de uma vez e deixar na geladeira ou congelar. É só adaptar as medidas. Para congelar, o ideal é que o feijão esteja neutro, sem o tempero com cebola que é colocado depois.
É fácil! Juro!
FEIJÃO CASEIRO
Serve: 4 pessoas
Tempo: 2 horas
Dificuldade: fácil
2 xícaras (chá) de feijão
6 xícaras (chá) de água fervente
3 folhas de louro secas
1 peça de costelinha defumada
1/2 cebola picada
Sal a gosto
Azeite de oliva
O PREPARO
- Antes de começar a cozinhar, deixe o feijão de molho em água filtrada por cerca de 1 hora.
- Descarte a água e coloque o feijão dentro da panela de pressão.
- Adicione a água fervente.
- Acrescente as folhas de louro e a costelinha e tampe a panela com cuidado para ficar bem vedada.
- Leve a panela ao fogo alto por cerca de 10 minutos ou até a válvula principal começar a girar e fazer barulho. É o sinal de que pegou pressão.
- Assim que isso acontecer, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
- Desligue o fogo e gire a válvula para soltar o vapor. Só abra a panela depois que toda pressão sair da panela, para não causar acidentes.
- Enquanto isso, em uma frigideira, frite a cebola em azeite de oliva até que ela fique transparente.
- Junte a cebola à panela de pressão, e volte com ela ao fogo (agora aberta) e mexa por cerca de 15 minutos até engrossar o caldo.
- Tempere com sal a gosto.
CUIDADOS COM A PANELA DE PRESSÃO
- Quando adicionar alimentos e água à panela, cuide para que o volume total não ultrapasse muito da metade. Assim você mantém uma margem de segurança para garantir que as válvulas funcionem corretamente.
- Na hora de tampar, verifique se ela está bem travada para evitar acidentes.
- Quando acabar o cozimento, desligue o fogo e gire a válvula para soltar todo o vapor. Mexa nela para conferir se saiu a pressão por completo. Só abra a panela depois disso.
DICA DA JU
Já vi várias receitas de feijão e cada uma diz um tempo diferente para deixar de molho. A passagem pela água é importante para que o grão cozinhe mais rápido, mas também para descartar alguns gases que são indigestos. Para melhor cozimento, uma hora de molho já basta para que o feijão absorva um pouco da água e fique enrugadinho. Para os gases, minha mãe dá a dica que coloquei na receita: em vez de cobrir os grãos na panela com água em temperatura ambiente, faça isso com água fervente. Não sei qual é o efeito físico ou químico, mas funciona bem!
LEIA MAIS Farofa de banana simples em quatro passos