
Cerveja da semana: Barco San Diego

Domingo de Carnaval e muito samba nas caixas de som. O almoço foi quase às cinco da tarde, porque fiquei trabalhando e vendo os desfiles das escolas do Rio de Janeiro até de manhã. Na preguiça, escolhi fazer o mais fácil: cachorros-quentes com pão francês e molho de tomate caseiro. Foi assim que escolhi a cerveja San Diego, da cervejaria gaúcha Barco para curtir o resto do dia.
A San Diego é uma American Pale Ale inspirada no modo de fazer cerveja que vem do oeste norte-americano. Por isso o nome. Bem fiel ao estilo, é refrescante, cítrica na medida certa e muito fácil de beber, ótima dica para os dias de verão. Para quem curte reparar em aromas e sabores, a cerveja pode lembrar maracujá e lima.
Só peço cuidado para não confundir as American Pale Ale com as India Pale Ale, suas primas inglesas. Os dois estilos são conhecidos pelo amargor, em função do uso do lúpulo em maior quantidade. A diferença, porém, é a espécie de lúpulo usado em cada um: o lúpulo americano utilizado nas APA dá um tom muito mais cítrico à cerveja, ao contrário do lúpulo inglês adicionado às IPA. Outra característica importante é que as APA costumam ter um dulçor mais presente, enquanto as IPA são mais secas.
Na minha opinião, a San Diego combina com tudo que é prato, principalmente com frutos do mar e frango. Com carnes vermelhas é possível que a cerveja fique um pouco apagada, por ser mais leve.
A San Diego pode ser encontrada em lojas especializadas ou na internet por mais ou menos R$ 24 a garrafa de 600ml.

