
Oficina sobre cogumelos selvagens no Parador Hampel, em São Francisco de Paula
Há algum tempo que o assunto “cogumelos selvagens” está em alta com aulas, palestras e receitas. E o Rio Grande do Sul, principalmente na região dos Campos de Cima da Serra, é um grande produtor do ingrediente, que tem grande potencial de movimentar o mercado da gastronomia e ainda garantir o sustento de famílias de moradores da região.

Pensando nisso, o chef Marcos Livi convidou o biólogo Jeferson Müller Timm para ministrar, no Parador Hampel, em São Francisco de Paula, uma oficina sobre cogumelos de mata nativa e também de bosques de pínus, onde são muito comuns. Quem participar da aula, que será realizada no dia 20 de maio, ainda poderá explorar a área com orientação profissional sobre coleta e identificação de espécies.

A aula ainda servirá para arrecadar recursos para a publicação de um grande estudo que Timm escreveu sobre o tema, intitulado Primavera Fungi, Guia de Fungos do Sul do Brasil. Há também uma vaquinha online. Quem quiser colaborar, basta acessar este link e contribuir.
Veja abaixo a programação completa do domingo:
- 9h30: Recepção
- 10h30: Introdução à biologia de fungos (aula teórica)
- 11h30: Caçada na mata nativa do Hampel
- 12h30: Almoço A Ferro e Fogo (incluído no valor da oficina)
- 14h30: Caçada em bosques de pínus
- 16h: Revisão das coletas, dúvidas e discussões
- 17h: Encerramento

COGUMELOS DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA: APRENDENDO A IDENTIFICAR E COLHER
Oficina teórica e prática com o biólogo Jeferson Müller Timm
Quando: 20 de maio, domingo, das 9h30 às 17h
Onde: Parador Hampel (Rua Boca da Serra, 445), em São Francisco de Paula
Quanto: R$ 80 por pessoa (o almoço está incluído no valor). Informações e reservas até 19 de maio pelo telefone (54) 99692-9717 ou e-mail reservas@paradorhampel.com

