O menu de origem do restaurante Guri, no Vale dos Vinhedos
Um dos jantares da minha última viagem à Serra foi no restaurante Guri, comandado pelo chef Enio Valli e inspirado na cultura do fogo e do campo, que ele trouxe da região sul do Estado e da fronteira com o Uruguai, onde cresceu.
A casa está localizada dentro do Vale dos Vinhedos e é especializada em brasa: ao menos um dos ingredientes de todos os pratos passa pelo fogo. À noite, o restaurante só funciona com menus, já no almoço de sexta a domingo a casa ainda conta com alguns pratos à la carte.
Aliás, há três tipos de menu: o Loucos por Carne tem de sete a oito passos e serve alguma coisa de carne vermelha em todos os pratos menos na sobremesa; o Menu de Origem tem de seis a sete passos e conta com pratos autorais; e o Trovas e Charlas é mais enxuto, com três opções de entrada, principal e sobremesa, e o cliente escolhe um de cada para comer.
Escolhemos o Menu de Origem, que trouxe à nossa mesa pratos de um sabor impecável.
O QUE EXPERIMENTEI
- A bruschetta de chori, inspirada no choripan uruguaio, feita com pão artesanal de levain feito no forno à lenha, linguicinha de cordeiro e chimichurri artesanal de ervas frescas.
- Empanada artesanal com massa feita na casa, carne cortada na faca e servida com uma deliciosa salsa criolla.
- Carreteiro de charque com feijão mexido e gema de ovo.
- Molleja acompanhada por legumes e pirão.
- Cupim ao molho de vinho e humita, um creme típico da região dos Andes, na Argentina, feito à base de milho.
- Cordeiro com gremolata de hortelã e purê de mandioca.
- Abacaxi na brasa com merengue (uma receita de família) e nozes.
O chef sugere reserva antecipada. E se você tem alguma restrição alimentar ou não come carne, basta avisar que ele prepara algo especial.
GURI RESTAURANTE
15 da Graciema, 676 – Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves/RS
Telefone: (54) 3459 1084
E-mail: gurirestaurante@gmail.com
www.gurirestaurante.com.br