Vinho da semana: Don Giovanni Pinot Noir 2018
Para combinar com a recém-chegada primavera, vou falar de um vinho tão delicado e elegante quanto a estação que começou esta semana: o Don Giovanni Pinot Noir 2018, da vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira.
Embora a região seja conhecida pelos excelentes espumantes, os vinhos tintos de uvas como Pinot Noir e Cabernet Franc também se destacam bastante. Este rótulo especificamente, que está há apenas um ano e meio no portfólio da vinícola, tem boa estrutura e seus aromas transmitem a complexidade comum à casta utilizada: dá para perceber desde notas que lembram frutas vermelhas como morango e cereja até os toques de madeira e terrosos, de funghi e sous bois (aquele cheiro que vem do solo úmido de bosques e florestas, onde há folhas caídas e vegetação rasteira nascendo, acho tão bonito isso). Daqueles vinhos que não dá vontade de parar de beber.
Já falei da Don Giovanni por aqui, costumo ir bastante para lá, porque além de vinícola eles têm uma pousada linda. A hospedagem, aliás, é uma baita dica para este momento de pandemia porque conta com poucas suítes, além de ficar em meio aos vinhedos.
Gosto muito de harmonizar Pinot Noir do Novo Mundo (as características se diferem um pouco daqueles clássicos franceses, por exemplo) com pratos com cogumelo, seja risoto ou massa. Como costumam ser mais leves e com menos presença de taninos, também vão muito bem com frango assado ou grelhado.
Comprei este vinho na própria vinícola, em dezembro do ano passado, por R$ 150. Está disponível na loja virtual pelo mesmo preço, é só clicar aqui.