Salada de batata com maionese caseira
Salada de batata com maionese é um acompanhamento certeiro para várias refeições, principalmente carnes assadas ou na brasa. Aqui em casa é pedida certa, até porque é bem rapidinha de fazer e fica uma delícia, principalmente se feita com maionese caseira.
Aliás, fiz maionese de verdade pela primeira vez há alguns meses e, desde então, as versões industrializadas perderam o espaço na minha mesa. Vale a pena perder alguns minutinhos a mais para preparar.
SALADA DE BATATA COM MAIONESE CASEIRA
Serve: 4 pessoas
Tempo: 35 minutos
Dificuldade: fácil
6 batatas médias
1 cenoura
1/2 cebola
1 ovo
2 gemas
2 colheres (sopa) de vinagre (usei de maçã)
1 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
Sal a gosto
O PREPARO
1. Para começar, prepare a maionese caseira. Quebre os ovos em uma tigela à parte só para garantir que não estejam estragados.
2. Coloque os ovos no liquidificador junto com o vinagre e uma pitada de sal.
3. Tampe o liquidificador e ligue no modo mais baixo, apenas para misturar.
4. Em seguida, ligue no modo mais alto e comece a bater a mistura.
5. Abra a tampinha central do liquidificador e comece a derramar o óleo, mas bem de leve. Deixe formar um fio com o óleo sendo derramado e siga batendo.
6. A maionese estará pronta quando a consistência estiver bem firme e o liquidificador já esteja encontrando dificuldade para bater. Reserve na geladeira.
7. Enquanto isso, descasque as batatas e a cenoura e corte-as em cubos pequenos.
8. Pique a cebola e reserve.
9. Cozinhe as batatas e a cenoura em água fervente. Deve levar uns 10 minutos. Não deixe passar do ponto para não se desmancharem na hora de misturar a maionese. Minha dica é provar para ver se estão cozidas, mas ainda assim firmes.
10. Tire as batatas e a cenoura da panela, disponha em um prato e leve à geladeira para resfriar por cerca de 10 minutos.
11. Junte as batatas, a cenoura e a cebola picada e em seguida acrescente 6 colheres (sopa) da maionese caseira, misturando tudo.
12. Reserve na geladeira por alguns minutos antes de servir.
Para mais dicas sobre a maionese caseira, acesse o post original da receita aqui.