Notícias

Chef Manu Buffara recebe prêmio internacional e coloca Curitiba no mapa da gastronomia

O Manu, restaurante da chef Manu Buffara, em Curitiba, recebeu hoje o prêmio Miele One To Watch, válido pela edição de 2018 do 50 Best América Latina. O ranking revela todo ano a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, e a casa paranaense recebeu o título de mais promissora da região. Esta é a primeira vez em que o Sul do Brasil é citado nessa premiação.

Formada em jornalismo, Manu Buffara trabalhou em um hotel no Alasca e estudou gastronomia na Itália, de onde partiu para temporadas nas cozinhas do Noma, na Dinamarca, e do Alinea, em Chicago, nos Estados Unidos. Desde 2011, quando abriu o Manu, em Curitiba, ela se preocupa em criar uma rede de produtores leais, além de desenvolver o bairro onde está localizado o restaurante. Manu se destaca muito pelo respeito ao alimento e ao produtor.

Ao site do 50 Best, Manu comentou que planeja usar sua voz para lutar pela redução de resíduos, pelo meio ambiente e por uma alimentação mais saudável e nutritiva:

– Precisamos nos preocupar não apenas com nossos restaurantes e com a comida que servimos, mas também na quantidade de lixo que estamos produzindo, na quantidade de água que usamos, na quantidade de comida que estamos desperdiçando. Por que estamos produzindo mais? O que acontecerá no futuro? É importante que pessoas como nós que ganham esses prêmios e recebem uma voz realmente usem essa voz.

Nos últimos anos, a chef se concentrou na construção de hortas urbanas em Curitiba, transformando partes abandonadas da cidade em áreas onde as comunidades podem se alimentar. O projeto implica em educar classes mais baixas sobre lixo e sobre como transformá-lo em alimento. Hoje a capital paranaense conta com 89 hortas urbanas e 5 mil famílias envolvidas. Da mesma forma, Manu também se empenhou para conseguir a instalação de 4 mil colmeias na cidade, para beneficiar a saúde e a agricultura, além de trazer à tona a educação sobre nutrição.

O prêmio anunciado hoje pelo 50 Best é o terceiro desta temporada a ser revelado: a peruana Pía León, do Central e do Kjolle, foi eleita a melhor chef mulher da América Latina e os mexicanos Maria Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vázquez (eles são mãe e filho) foram homenageados pelo conjunto de sua obra. A lista com os 50 melhores restaurantes será revelada no dia 30 de outubro em uma cerimônia promovida em Bogotá, na Colômbia.

Meu nome é Juliana Palma, mas sou mais conhecida simplesmente como Ju Palma. Tenho 28 anos e moro em Porto Alegre. Sou uma jornalista especializada em marketing e uma apaixonada por comer, beber e viajar. E é sobre isso que escrevo há seis anos. Nesse meio tempo, ainda me formei sommelière profissional de vinhos. Se quiser falar comigo, é só enviar um e-mail para jupalma@jupalma.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *